Como começar o gerenciamento de serviços de TI. Aprenda com 3 dicas

Toda empresa precisa contar com recursos que facilitem e otimizem o seu trabalho. Administrar tudo isso é fundamental, de modo que realizar o gerenciamento de serviços de TI é uma necessidade recorrente e urgente de qualquer companhia.

Que a tecnologia já faz parte da estrutura de uma empresa, isso é inegável. Cada vez mais é possível perceber que a implementação de novos recursos tecnológicos faz toda a diferença para o sucesso de uma companhia.

Seja por meios dos seus computadores ou seja pela presença de maquinários e equipamentos modernos, é indispensável que ocorra uma gestão eficiente de todos esses itens para que o funcionamento deles esteja adequado às necessidades da companhia.

Não à toa, uma fabricante de placa de eps isopor, por exemplo, sabe o quanto os seus equipamentos fazem a diferença na eficiência dos seus processos internos. Diante disso, nada mais natural do que garantir que eles estejam sempre em pleno funcionamento.

Portanto, surge um trabalho essencial, que é o da gestão dos serviços de TI da companhia. Isso porque essa atividade é essencial para manter toda a estrutura tecnológica alinhada às suas necessidades.

Nesse sentido, um gestor tem no seu horizonte que dominar e utilizar as ferramentas tecnológicas corretas é uma necessidade indispensável ao dia a dia de toda a equipe da empresa.

Os problemas que a falta de gestão dos serviços de TI pode trazer são bastante significativos, de modo que suprir essa demanda é crucial para evitar situações complexas e impactantes na rotina da companhia.

Neste artigo, será possível entender mais sobre o que é o gerenciamento dos serviços de TI, saber como aplicar e conhecer dicas de como começar esse processo indispensável para o sucesso, interno e externo, de qualquer negócio.

Entenda o que é gerenciamento de serviços de TI

A tecnologia já é um elemento presente nas diferentes ações de uma empresa. No entanto, o que muita gente não sabe, é que ela não basta por si só. Como em qualquer outra área, é essencial que ela seja devidamente gerenciada, para garantir a eficiência.

Sendo assim, há um trabalho todo voltado para suprir essa necessidade, de modo que as empresas possam garantir que toda a sua estrutura tecnológica vá bem. Isso é o que se chama de Gerenciamento de Serviços de TI (GSTI).

O GSTI se trata do controle que é exercido em pessoas, processos e ferramentas, para que o conjunto todo atenda às demandas internas e externas da companhia.

Por isso, ele engloba todo o planejamento tecnológico, além de efetuar o controle e a execução de tarefas. Com isso, torna-se possível promover a otimização dos recursos da companhia e, principalmente, de tempo.

Uma boa gestão dos serviços de TI é indispensável para que o atendimento ao público possa ser realizado de maneira plena, garantindo, assim, que a companhia possa proporcionar uma experiência cada vez melhor ao seu público.

Nesse sentido, quando um cliente busca pela compra e instalação de um kit de gnv completo, por exemplo, o seu atendimento pode ser muito melhor quando existe uma estrutura bem desenvolvida em termos de TI na empresa que oferece o produto.

Isso é possível porque existe um controle maior sobre os processos da empresa, tanto no que diz respeito à prevenção de alguns imprevistos quanto pelo oferecimento de segurança nas atividades realizadas de maneira digital.

Diante disso, para que seja viável atingir uma alta performance e conquistar metas estabelecidas pela companhia, o desenvolvimento da gestão dos serviços de TI pode mudar tudo de modo positivo, graças à sua estrutura gerencial sólida de serviços.

Portanto, qualquer companhia que decida investir em uma gestão de serviços de TI pode ser surpreendida pelos seus benefícios. Os principais são:

  • Estrutura segura;
  • Aumento de segurança;
  • Implementação eficiente de novas tecnologias;
  • Melhoria na eficiência;
  • Otimização da competitividade;
  • Redução de riscos;
  • Controle de custos com TI;
  • Equipe atualizada e alinhada.

Diante de tudo isso, pode-se  perceber que a gestão de serviços de TI não se trata apenas de uma opção, mas se mostra uma necessidade, tanto para empresas que trabalham com a fabricação de broca cônica para ferro quanto para escritórios de contabilidade.

A verdade é que a tecnologia faz toda a diferença no dia a dia de qualquer estabelecimento, o que gera a necessidade de investir em novos recursos mas, ainda mais, na gestão adequada de todos eles.

Como aplicar o GSTI? 

Para que o gerenciamento dos serviços de TI possa acontecer do jeito certo, é necessário que exista uma preparação técnica da equipe. Isso porque é fundamental que boas práticas na administração sejam colocadas em prática.

Nesse sentido, colocar o gerenciamento dos serviços de TI para rodar exige que existam etapas, que podem ser adaptadas sem dificuldades para suprir as necessidades do gestor.

Para começar, as fases desse processo dependem de uma estratégia e projeto, assim como dependem da transição e da operação do serviço logo na sequência. O resultado será melhorias contínuas na entrega do serviço.

É importante frisar que uma empresa que faça locação de cadeiras para festas, ou mesmo qualquer outra de setor diferente deve documentar todo o desenvolvimento dos serviços de TI, acompanhando de perto cada etapa.

Assim, toda e qualquer manutenção que seja necessária é realizada de forma segura, permitindo que atualizações e melhorias tenham base na construção do GSTI, que é capaz de promover economia e otimizar processo de forma constante e crescente.

Dicas de por onde começar

Não importa se o segmento de uma companhia é vender canetas corporativas ou se é fabricar automóveis: a implementação do gerenciamento de serviços de TI pode mudar consideravelmente os resultados do negócio.

Diante disso, para as companhias que ainda não implementaram esse processo ou que ainda têm dúvidas sobre como ele deve ser feito, dicas de por onde começar são importantes. A seguir, serão detalhadas as principais.

1. Elaborar um plano estratégico

É comum que as companhias possuam um plano estratégico corporativo, que dá um norte para as suas decisões. O plano estratégico de gerenciamento de TI pode derivar do primeiro, tornando-se mais personalizado e eficiente.

De fato, o plano de GSTI não pode ter como sabe achismos ou suposições. Dessa maneira, quanto mais subsídios houverem, melhor é o desenvolvimento do plano de ação.

2. Montar um catálogo dos serviços de TI

O processo de produção de uma caneta personalizada atacado é composto de várias fases, o que faz com que o produto seja desenvolvido da melhor maneira possível. Quando o assunto é gerenciamento de serviços de TI, o processo deve ser o mesmo.

Para essa necessidade, a dica é montar um catálogo dos serviços de TI, de forma que seja possível saber como funcionam os serviços e como eles devem ser solicitados.

Em geral, este catálogo traz dados como a descrição do serviços, como a solicitação deve ser feita, quem pode solicitá-la, quais são os níveis de atendimento e disponibilidade, qual o prazo de finalização e o custo do serviços. Tudo isso agiliza o processo no dia a dia.

3. Gerenciar incidentes

Depois de desenvolver o plano estratégico e montar um catálogo de serviços de TI, chega o momento de gerenciar os possíveis incidentes que podem acontecer. A queda da conexão com a internet é um exemplo disso.

Os gestores podem, com tranquilidade, criar um relato do problema que está ocorrendo com os equipamentos de tecnologia da empresa, de modo que um profissional habilitado recolhe esses dados e sabe como deve agir ao ser escalado para resolver o problema.

Esses passos iniciais podem fazer toda a diferença para a gestão de serviços de TI de uma empresa que fabrica camisa academia personalizada, ou para qualquer outra de setor diferente, pois eles podem facilitar a vida e a rotina do estabelecimento sem dificuldades.

Depois de organizar esses primeiros passos, também é indicado que exista uma gestão eficiente de problemas, administração de projetos de TI, melhorias nos serviços e gerenciamento da capacidade do estabelecimento.

Sendo assim, todo o processo se torna mais simples e eficiente, o que garante que o negócio tenha um desenvolvimento tranquilo e estruturado, otimizando os resultados de forma positiva.

Considerações finais

Como não poderia deixar de ser, a tecnologia influencia tanto na fabricação de um painel acústico quanto de alimentos em geral, por exemplo. Por isso, ela se tornou tão fundamental na vida das pessoas.

Mas a presença e o uso da tecnologia por si só nunca é indicado. Surge, então, o recurso do gerenciamento de serviços de TI, que pode fazer toda a diferença para a companhia.

Afinal, garantir que tudo está funcionando corretamente e que qualquer problema pode ser facilmente resolvido é o papel do gerenciamento de serviços de TI, que torna a rotina da companhia mais segura e protegida no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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