Aprenda a aumentar a produtividade com o Lean It

A lógica produtiva de qualquer empresa gira em torno da sua capacidade de fazer cada processo render mais, nem sempre apenas o aumento da produtividade é o suficiente, tornando-se necessário o uso de metodologias mais desenvolvidas como o Lean It.

O termo em inglês representa um método de trabalho que está sendo aplicado cada vez mais no dia a dia das empresas que trocam a ideia de produzir em maior quantidade para a de produzir de maneira mais inteligente. Essa mudança afeta diversas áreas e processos.

Esse conceito pode ser aplicado tanto a produtos como para serviços e parte de princípios diretamente relacionados à manufatura enxuta, ou seja, uma produção razoavelmente menor para evitar sobras, desperdícios ou custos adicionais atrelados à produtividade.

Esse método tem sido proposto tanto para empresas que fazem a impressão de adesivos personalizados quanto para grandes corporações uma grande transformação em diversos paradigmas que faziam parte da rotina e da forma de trabalho dentro de seus mercados.

Isso significa dizer que, para entender o que é a metodologia Lean It, é preciso compreender os mecanismos e gatilhos produtivos dentro das empresas junto com os melhores métodos para o cumprimento das suas demandas diante do seu público.

Por muito tempo, as empresas aderiram a uma maior eficiência visando o aumento da produtividade e do aumento da escala de produção. Essa produção desmedida pode até causar um aumento do rendimento, mas é acompanhada do aumento das perdas.

Esse modelo incessante de produtividade desmedida, aos poucos, vem sendo superado por uma metodologia que visa a eficiência no destino dos recursos ao ponto de garantir uma produção suficiente junto a uma redução dos desperdícios relacionados.

O Lean It é essa nova metodologia que nasceu dentro dos setores de tecnologia da informação com o intuito de melhorar o resultado das empresas a partir desse trabalho em duas frentes, o aumento da produção junto do melhor uso dos recursos.

O que é o princípio de Lean It?

A metodologia que baseou o Lean It tem um origem oriental, por muito tempo as grandes indústrias do Japão tinham modelos que focavam no aumento da produtividade acima de qualquer outro fator.

O mercado se estruturava assim em todo o mundo até o momento que especialistas passaram a observar os desperdícios e perdas geradas por esse processo desmedido e passaram a trabalhar de forma mais inteligente.

Assim o modelo de produção Lean It foi desenvolvido com o objetivo de criar um novo sistema de produção capaz de trocar a palavra de ordem de produtividade por eficiência, assim a empresa passa a equalizar o retorno e  os gastos da produção.

Mais do que alinhar esses dois fatores, o método Lean It foi capaz de fazer com que empresas de distribuição de carga aumentassem de forma muito mais sensível a sua margem de lucro uma vez que seus gastos diminuem sem reduzir os ganhos garantidos.

O modelo visa o gerenciamento ao longo do dia a dia nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços como uma ferramenta utilizada na execução das tarefas a partir de um ponto de vista otimizado e focado na segurança e no planejamento.

Esse viés pode ser aplicado desde uma empresa de assistência técnica até um grande polo fabril produtivo, isso porque em todas as etapas é possível designar e formular novos processos capazes de garantir mais eficiência na sua gestão.

Por mais que o objetivo seja estar sempre no auge da sua produtividade, quem trabalha em grandes empresas sabe que muitas vezes a burocracia cria entraves e processos mais lentos e cheios de filas e espera até o atendimento de diversas demandas no dia a dia.

O Lean It quando bem implantado pode servir como um grande abridor de portas para processos mais dinâmicos e inteligentes, com respostas rápidas e bem coordenadas para as mais diversas demandas e requisitos de qualidade.

Quais são os benefícios do Lean It?

O Lean It é um novo método de organização produtiva dentro das empresas, em especial no que se refere a tecnologia da informação e áreas relacionadas, seja uma fábrica de microprocessadores ou de box de vidro essa transformação se faz cada vez mais real.

Para propor essa mudança tão relevante dentro dos setores produtivos de uma empresa, a metodologia Lean It deve passar a fazer parte da cultura organizacional e seus pilares devem ser difundidos dentro das áreas de maneira clara e que fique fixada.

A metodologia Lean It, por mais que possa parecer complexa, é possível desmembrá-la em cinco pilares fundamentais que vão basear a organização e o viés proposto pela direção do setor, esses pilares são:

  • Valor que é oferecido ao cliente;
  • Fluxo de recursos dentro do processo produtivo;
  • Continuidade e padronização das atividades;
  • Produção de acordo com a demanda; 
  • Melhora contínua de todos os processos.

Isso significa dizer que um centro de recuperação química deve perceber antes de tudo o que ele está entregando para aqueles consumidores que os procuram, esse será o favor que é percebido com maior valor por esse público.

Com foco na valorização desse ponto forte e de destaque da sua oferta de valor, o segundo passo passa por identificar ao longo de todos os processos produtivos a presença de limitadores de eficiência, desperdícios e gargalos da produção e removê-los paulatinamente.

Quando se fala em processos produtivos é importante entender que não se trata de um conjunto de ações isoladas, mas sim de uma reunião em cadeia onde uma ação depende da outra para a sua execução com o maior índice de sucesso.

Ao compreender esse fluxo as cadeias podem ser também otimizadas com foco no aumento da eficiência da produção e a garantia de um padrão de qualidade muito maior. Tudo isso não acontece por meio de discurso, mas pela implementação de um novo sistema.

Como implementar o Lean It

Depois de entender como a metodologia Lean It se formula, seus benefícios e impactos em grandes empresas de artigos para confeitaria ou de qualquer outro cenário, inclusive relacionado ao setor de tecnologia da informação, é preciso saber como implementar.

A implementação completa deste método passa por um entendimento do processo produtivo e da capacidade de reduzir as operações realizadas sem afetar de forma negativa a produtividade, assim aumentando as margens de atuação.

Essa nova forma de observar e gerir os processos de produção de uma empresa é capaz de fazer com os gestores conheçam os desperdícios gerados por cada ação de forma mais aproximada e concentrada, dando a eles a potência de agir diante dessa perda.

É conhecendo cada elo dessa cadeia que é possível que uma empresa de exames admissionais crie aos poucos novos processos focados no direcionamento mais inteligente dos recursos focando na eficiência máxima de acordo com a demanda existente.

Quando se fala em desperdício, não é apenas os materiais que devem estar em pauta, o trabalho humano e o tempo também são fatores relevantes em um modelo de atuação e devem ser pensadas formas de otimizar e capacitar essas duas vertentes.

Quando uma empresa pretende adotar um modelo produtivo mais próximo do Lean It deve entender isso a partir do ponto de vista estrutural, é com uma rotina de processos que se pode otimizar esses recursos ao longo do tempo.

Considerações finais

Produzir sempre mais parece ser uma ótima meta para qualquer empresa, mas um fabricante de divisórias de vidro mais experiente já entende que essa lógica pode levar a tantas perdas durante esse processo de aceleração de produção que gera prejuízos.

Na contramão desse modelo menos otimizado, surge nos setores de tecnologia da informação de grandes empresas do oriente um novo modelo apelidado de Lean It, esse formato ainda tem um ponto de origem mais antigo, o Lean Manufacturing.

Esse conceito possui muitos desdobramentos em diversos setores produtivos, mas o Lean It e o Lean Manufacturing são utilizados já em larga escala e em todas as funções do dia a dia de atuação em duas áreas diferentes.

Em geral se aplica o Lean It dentro das áreas e das empresas que atuam no ramo de tecnologia da informação de forma direta, ou também de empresas que contam com esses setores com foco no suporte das operações principais.

O Lean It, como qualquer outra estrutura produtiva tem alguns pilares e pontos de convergência fundamentais, entres eles está a aproximação entre os profissionais de Tecnologia da informação e os responsáveis e a resolução mais rápida de problemas.

Sendo assim, esse método de gestão de processos quebra as burocracias que tendem a limitar ou dificultar a entrega de valor do trabalho e atrapalham a gestão dos recursos da forma mais otimizada.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!