Como deixar sua internet mais segura em cinco passos

Para proteger contra os ataques cibernéticos, precisamos ir além dos fundamentos da segurança digital. A Pesquisa de Confiança Digital DigiCert 2022 mostra que mais da metade (57%) dos consumidores entrevistados sofreram ataques de segurança cibernética. Os principais ataques incluem hacks de contas, exposição de senhas e roubo de contas bancárias ou de crédito. Menos da metade dos entrevistados disse que sua confiança digital nas organizações com as quais lidam é maior do que no passado, e 54% dizem que há espaço para melhorias.

“Com a sociedade cada vez mais conectada digitalmente, é essencial que nossas interações digitais sejam seguras e confiáveis. Os usuários devem se sentir confiantes de que seus dados estão seguros e protegidos e que podem confiar nas empresas com as quais interagem online. Os indivíduos podem aumentar sua segurança digital pessoal vendo a si mesmos no ciberespaço e tomando medidas para melhorar seus hábitos de segurança cibernética”, diz Dean Coclin, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios da DigiCert.

Mas não adianta apenas se surpreender com os números. Precisamos observar os erros que cometemos (quase) todos os dias e aprender o que podemos fazer para garantir nossa segurança digital. Pensando nisso, listamos 5 resoluções de internet segura para colocar em ação agora.

1. Fique de olho nos e-mails: não clique em links ou baixe qualquer coisa se houver dúvida sobre sua legitimidade. Em vez disso, vá diretamente para a página da Web ou conta e entre em contato diretamente com o suporte ao cliente. Outra maneira fácil de detectar phishing é com erros de digitação ou gramática incorreta. Além disso, se um e-mail tiver um senso de urgência, pedir dinheiro ou relatar um problema com uma conta bancária ou impostos, pense duas vezes antes de responder. Se há algo a ser lembrado sobre phishing, é que, se você tiver alguma dúvida sobre uma mensagem, exclua-a ou entre em contato diretamente com a empresa.

2. Verifique a legitimidade dos sites: ao fazer compras online ou navegar nas redes sociais, você pode ficar especialmente vulnerável a sites ou contas falsas. Antes de compartilhar qualquer informação ou comprar em um site, você deve verificar os indicadores de confiança. Estes podem incluir:

  • procurar erros de ortografia na página da web
  • protocolo https ativado
  • selos de site como o selo de site Norton ou DigiCert
  • uma declaração de privacidade
  • informações de contato para o negócio

Em caso de dúvida, não efetue uma compra nesse site nem introduza os seus dados. E se os negócios parecem bons demais para ser verdade, provavelmente não são reais.

3. Cuidado com os aplicativos: também é recomendável verificar sempre se o aplicativo que você está baixando é mesmo o oficial. Isso porque, com algumas falhas de segurança nas lojas, criminosos podem se infiltrar em versões falsas de aplicativos – que servem basicamente como isca para capturar seus dados. Portanto, verifique o desenvolvedor antes de baixar aplicativos em seu telefone.

4. Tenha um bom programa antivírus: o malware, ou qualquer programa que possa danificar seu computador, é uma das ameaças de segurança cibernética mais comuns. Muitas vezes, o malware pode infectar seu dispositivo sem que você saiba e, como consequência, varia de ameaças graves a pequenos aborrecimentos. Um bom programa antivírus pode bloquear qualquer tipo de malware em tempo real. Alguns programas antivírus também podem vir com gerenciadores de senhas, ferramentas anti-phishing, VPNs e muito mais.

5. Defina as atualizações para serem instaladas automaticamente: as atualizações de software ajudam a proteger contra as vulnerabilidades atuais. Os desenvolvedores geralmente enviam atualizações para proteger contra pontos fracos conhecidos, por isso é aconselhável instalá-los imediatamente antes que um invasor possa tirar proveito deles. Você pode configurar computadores e dispositivos para instalar atualizações de software automaticamente, que é a maneira mais fácil de manter os programas atualizados. Além disso, as atualizações de anúncios pop-up ou e-mails podem ser malware. Portanto, definir atualizações para instalação automática significa que eles não precisam clicar em nenhuma solicitação de atualização que possa conter malware.

“Ter as medidas de segurança corretas pode ajudar os usuários a evitar serem vítimas de golpes. Você deve verificar regularmente as vulnerabilidades para não ter problemas. Embora essas medidas não sejam uma lista abrangente, elas são passos importantes para proteger seus dados”, concluiu Coclin.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!