Customer Centric: 7 dicas de como implementar

Para obter sucesso em um mercado competitivo, é importante levar em consideração algumas estratégias, inclusive muitas empresas estão investindo na implementação de Customer Centric.

Oferecer um bom atendimento para os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento, pois os consumidores são a peça chave para obter melhores resultados.

Sendo assim, nada mais justo que oferecer um atendimento diferenciado, exclusivo e focado na experiência dos clientes.

Em tradução livre do inglês Customer Centric, para o português, o termo significa cliente no centro. E, como o próprio nome sugere, esse planejamento estratégico está focado em considerar o que é melhor para o consumidor.

Essas estratégias, principalmente no universo digital, devem ser pensadas desde o primeiro contato do cliente com a empresa, passando por todas as etapas de compra, até o pós-venda.

Esse comportamento da empresa deve partir do princípio de que o consumidor se sinta à vontade do primeiro ao último momento, despertando sentimentos como exclusividade, representatividade, inclusão e realização.

Oferecendo uma experiência satisfatória aos consumidores, garante que os impactos sejam positivos para a empresa, aumentando a taxa de fidelização e consequentemente aumento dos lucros.

Quando o cliente se sente valorizado, não sendo apenas mais um número, tendo consciência que sua opinião é importante, pode ajudar a empresa seja para melhorar um serviço ou até mesmo lançar um novo produto, conseguindo melhores resultados.

Um exemplo prático foi o que aconteceu durante a pandemia da Covid-19 e continua acontecendo atualmente, afinal, muitos empreendimentos, inclusive alimentícios, e voltado a moda, investiram em tecnologia e migraram para o e-commerce.

Aliar esses dois caminhos para a empresa faz com que acolha melhor todo e qualquer tipo de cliente, garantindo a proteção de serem bem atendidos como um laudo de PPRA. Afinal, o foco principal são os consumidores.

Qual o objetivo do Customer Centric?

O principal objetivo do Customer Centric é capaz de resumir a experiência do usuário, tentando garantir a satisfação de um cliente através das ações personalizadas que despertam sentimentos.

Um exemplo é a sensação de representatividade e reconhecimento é que o cliente precisa se sentir agraciado pelas ações da empresa, se enxergar como parte daquilo.

Também tem a valorização e exclusividade, pois cada consumidor é único e não apenas mais um, mas não basta somente afirmar isso, é necessário demonstrar para que eles sintam verdade.

A sensação de inclusão e participação também são fundamentais, pois a opinião do cliente importa e ele precisa ver suas opiniões serem levadas a sério.

Além disso, a realização é de extrema importância que as necessidades do consumidor sejam atendidas.

Ao estimular essas emoções, resulta em diversas funções como um cilindro pneumático compacto, a companhia garante proximidade com o cliente, garantindo satisfação, fidelização e maior chance de conversão.

Benefícios para as empresas

Quando boas experiências são proporcionadas para os clientes, fica mais do que claro que só gera benefícios, não só para o consumidor, mas para a empresa também. Em seguida, é possível entender em que essa estratégia pode ajudar.

Satisfação do cliente

Quando a pessoa decide comprar determinado produto, como vassoura tipo gari reforçada, ou algum serviço, é preciso que suas expectativas sejam atendidas.

Porém, essas expectativas não estão voltadas apenas em adquirir o produto e que seja de boa qualidade em si. Elas estão diretamente ligadas ao bom atendimento e experiência durante o processo de compra.

Para que não existam problemas futuros, é interessante que o consumidor seja ouvido, assim será possível entender quais expectativas a empresa terá que atender para que o consumidor saia satisfeito.

Uma análise de dados pode ser aplicada para reter essas informações, com uma pesquisa de satisfação disponibilizada para que os clientes respondam, dando sugestões e sendo possível  averiguar os resultados da estratégia Customer Centric implantada.

Aumento da fidelização

Um cliente fidelizado garante que ele volte a procurar pelos produtos ou serviços da empresa, mas para que isso aconteça é importante oferecer um bom atendimento.

Quando o cliente sente que é valorizado, além de fazer novas compras, torna-se um defensor da marca, falando bem e indicando para familiares e amigos.

Aquisição de novos clientes

Com clientes fidelizados e recomendando a marca ou mão de obra, é possível crescer nos negócios, aumentando as vendas e a procura pelos serviços.

Atualmente, é comum que antes de concretizar uma compra, o consumidor pesquise sobre um produto ou serviço, e essa pesquisa inclui conversar com clientes antigos que já tiveram experiências relacionadas à empresa.

Ou seja, a companhia que investe em colocar o cliente no centro, tende a adquirir novos clientes, pois quem teve boas experiências irá falar bem para clientes em potencial.

Aumento de credibilidade

Além do famoso boca a boca, onde as experiências são compartilhadas pelo ciclo de amigos e familiares, a internet pode ser uma forte aliada para o compartilhamento de informações.

Em uma era onde a informação chega com hipervelocidade em qualquer lugar do mundo e está ao alcance da palma da mão, com as diversas redes sociais, onde o compartilhamento de experiência dos clientes pode alcançar um número significativo de pessoas.

Por exemplo, uma empresa paisagismo e jardinagem que foca no cliente, pode garantir um feedback com elogios nas redes, podendo gerar uma grande repercussão online.

Além de atrair novos clientes, pode contribuir para a reputação da empresa diante de todo o mercado.

Sendo assim, a estratégia Customer Centric resulta no aumento da credibilidade. Porém, empresas negligentes com o atendimento sofrem as consequências das críticas públicas.

Vantagem competitiva

Independente do segmento, existe uma forte competição, por isso é importante ter vantagens perante os concorrentes, mostrando o diferencial e colocando o consumidor no topo da estratégia, ou melhor, no centro. Dando a ele motivos para escolher esta marca.

Sendo assim, a experiência do cliente já é considerada mais importante que o preço e a qualidade do produto, sendo o fator determinante para a fidelização. Assim como um bom soft starter 10cv

Aumento do ROI

ROI é a sigla que significa retorno sobre investimento e trata-se de um modelo que tende a aumentar a partir da aplicação da estratégia customer centric. 

Trabalhar para aprimorar a experiência do cliente faz com que ele se sinta mais seguro para continuar adquirindo e indicando aquele produto ou serviço.  Assim, o investimento feito pela empresa para conquistar aquele cliente tende a ter mais retorno. 

Dicas de como implementar a estratégia

Tendo em mente o que é a estratégia Customer Centric, chegou a hora de entender algumas ações necessárias para serem colocadas em prática. Para isso, é crucial que a empresa siga as dicas abaixo:

1. Liderança focada no consumidor

O primeiro passo para criar uma cultura que tenha o cliente como centro, é poder contar com a liderança da empresa para que eles entendam a importância de valorizar o consumidor e, consequentemente, impactar de forma positiva dentro da entidade.

2. Conhecer o cliente

Para oferecer uma boa experiência ao cliente, é preciso entender a fundo quem é ele, suas expectativas e objetivos. Essa análise completa deve ser baseada em dados reais, alcançados através de entrevistas com os consumidores e pesquisas de mercado.

É possível contar com a ajuda de ferramentas de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, para tornar esse serviço mais eficiente. Ajudando inclusive a obter informações comportamentais dos consumidores.

3. Mapear a jornada do consumidor

A jornada de compra nada mais é que o caminho que o cliente percorre entre o primeiro contato até a pós-compra.

É essencial entender o comportamento do consumidor nesse processo, para entender seus gostos como um painel para TV quarto planejado, e suas dificuldades, garantindo melhor eficiência e satisfação ao longo de todas as etapas.

4. Atendimento humanizado

Tendo em vista que o atendimento é um pilar importante para a experiência do cliente, é importante prestar um suporte humanizado e personalizado, em que se pode ter as seguintes ações:

  • Empatia;
  • Comunicação;
  • Persuasão e negociação;
  • Resiliência;
  • Paciência;
  • Solucionar problemas de maneira eficiente.

O atendente deve se colocar no lugar do cliente como um implante capilar feminino valor, entender e resolver os problemas, fazendo o consumidor se sentir valorizado.

5. Feedback dos clientes 

A percepção do consumidor é essencial para saber se o trabalho está sendo bem executado, para isso, a empresa deve solicitar o feedback diretamente para o cliente, através de pesquisas de satisfação.

Mostrando ainda que a empresa se preocupa com a opinião dele, obtendo sugestões de melhoria para o futuro.

6. Atendimento Omnichannel

Estar presente onde o consumidor está, como um forro acústico para apartamento, é preciso disponibilizar vários canais de atendimento, sendo um diferencial para a empresa. 

Portanto, a estratégia omnichannel garante a padronização e a continuidade do serviço de suporte independentemente do canal utilizado.

7. Acompanhar o desempenho

O trabalho da empresa não termina quando o cliente concluir a compra. Por isso, é preciso acompanhar o desempenho da estratégia para que o cliente continue satisfeito com o serviço e produto.

Considerações finais

Colocar o cliente no centro do negócio é garantia de ter um diferencial para a empresa e  produto, principalmente pela estratégia Customer Centric estar diretamente relacionada em atender o consumidor com excelência.

Levar em consideração que mesmo com os desafios ainda é possível obter sucesso para o negócio, é essencial para estabelecer uma relação de fidelidade com o cliente e obter retornos positivos e lucros.

No entanto, é importante saber que o principal desafio na hora de aplicar a estratégia Customer Centric é entender os desejos e expectativas dos consumidores.

A maior dificuldade da empresa, geralmente, é implementar essa cultura entre os funcionários. Afinal, não é suficiente oferecer o melhor produto com o menor preço se o atendimento não corresponde a ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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