Conheça o novo grupo de fabricantes de smartphones que desafia a posição da Apple e da Samsung

Relatórios recentes de mercado da Canalys (via Android Central), IDC e Omdia apontam que a Transsion, uma empresa chinesa por trás de marcas como Tecno, Itel e Infinix, cresceu de forma discreta e se estabeleceu como o quinto maior fabricante global de smartphones.

Apesar de ter crescido no terceiro trimestre deste ano, a Transsion pode não ser amplamente reconhecida na Europa e na América do Norte, uma vez que concentra seus esforços nos mercados da África, Oriente Médio, América Latina, Ásia e Oceania. De acordo com a IDC, a Transsion tem uma presença particularmente forte na África, onde supera em vendas a Samsung e a Xiaomi. Curiosamente, apesar de seu foco em smartphones acessíveis, a marca Tecno da Transsion lançou recentemente seu primeiro dispositivo dobrável.

A data exata em que a Transsion entrou no top cinco global varia de acordo com diferentes relatórios. A IDC e a Omdia a colocam como quinto maior no segundo trimestre deste ano, enquanto a Canalys a coloca no mesmo patamar no terceiro trimestre. No entanto, todos concordam que a empresa agora faz parte dos cinco principais jogadores, ficando atrás dos gigantes tradicionais Samsung, Apple, Xiaomi e Oppo.

Gráfico Canalys mostrando o crescimento da Transsion.
 Imagem: Canalys.

Por outro lado, um relatório da Counterpoint Research discorda, classificando a Vivo como a quinta maior fabricante. No entanto, esse relatório também menciona que a Transsion foi uma das poucas marcas a registrar crescimento ano a ano no terceiro trimestre. Além disso, a Honor e a Huawei também apresentaram crescimento, com a última se beneficiando do lançamento do Mate 60 Pro e de avanços na produção de chips domésticos chineses, apesar das sanções dos EUA.

O crescimento da Transsion parece estar relacionado ao seu foco nos mercados emergentes, onde a demanda tem sido relativamente forte em comparação com os mercados mais desenvolvidos. De acordo com a Counterpoint, o Oriente Médio e a África foram as únicas regiões a registrar crescimento anual no terceiro trimestre deste ano, o que beneficiou a Transsion. A analista da Canalys, Amber Liu, observa que a Transsion, juntamente com a Xiaomi, rapidamente capitalizou a recuperação nos mercados emergentes com produtos competitivos e estratégias de distribuição.

No entanto, a grande incógnita é se a Transsion conseguirá manter sua posição ou se 2023 será um ano atípico. A Counterpoint observa que 2023 provavelmente será o pior ano para remessas de smartphones em uma década, à medida que as pessoas, principalmente nos mercados desenvolvidos, optam por substituir seus telefones com menos frequência. Se essa tendência continuar, poderá representar uma grande oportunidade para os fabricantes focados nos mercados emergentes.

(via)

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Rafael Oliveira

Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!