Flashback: Telefones transparentes eram tão legais quanto inúteis

Pode ser um clichê da ficção científica – pessoas operando computadores avançados com telas transparentes – mas esses computadores realmente existem. Vimos um na MWC na semana passada, o laptop conceitual da Lenovo. Este nunca foi o design mais prático, mas com certeza parece legal. E os fabricantes de telefones também pensaram assim.

Há muito tempo (já se passaram 15 anos!), o LG GD900 Crystal foi anunciado. Era um telefone deslizante com uma tela sensível ao toque de 3,0″ e, mais importante, um teclado transparente. Ele não tinha teclas como tal, era mais uma tela sensível ao toque sem a tela – apenas um vidro transparente com uma iluminação branca legal e uma camada de toque capacitiva.

O efeito funcionava melhor no escuro, quando o brilho difuso do teclado realmente o fazia parecer um cristal. Também foi um pouco uma oportunidade perdida, pois, além da aparência, era apenas um teclado – a LG poderia ter habilitado alguns gestos de navegação.

Com apenas uma tela de 3″, o polegar cobria a maior parte do conteúdo durante a rolagem. A tela sensível ao toque suportava multi-toque com zoom de pinça, então alguns gestos no touchpad/teclado teriam sido legais.

Alguns meses após o Crystal, veio o Sony Ericsson Xperia Pureness. Apesar do nome, este não era um smartphone, mas tinha um truque único – uma tela transparente. Parece mais impressionante no papel do que era na realidade.

A tela era realmente transparente, mas era um painel de exibição monocromático de 1,8″ e era muito difícil de usar. Como você pode ver, nós o fotografamos principalmente em um fundo, pois a luz ambiente o tornava bastante ilegível. E esse pequeno display monocromático tornava qualquer funcionalidade inteligente inviável. A funcionalidade era tão limitada que o Pureness nem sequer tinha uma câmera.

Lembre-se de que este era um telefone premium de €600! O que ele tinha era uma assinatura de um serviço de concierge, semelhante aos telefones Vertu (embora a construção plástica do Xperia não fosse tão atraente para os ricos quanto os materiais preciosos dos Vertus). E, embora parecesse único e certamente iniciava conversas, o Pureness era bastante decepcionante.

Cerca de um ano depois, chegou um concorrente – o Lenovo S800. Isso era semelhante ao Xperia com uma tela transparente sobre um teclado tradicional, embora este fosse maior, com 2,4″. Ainda era monocromático, no entanto.

Houve também alguns dispositivos conceituais. Por exemplo, o filme Homem de Ferro 2 apresentava um telefone fictício da LG que era totalmente transparente, exceto por uma moldura fina ao redor do vidro. Isso era apenas uma adereço prático com gráficos de CGI, é claro.

Aqui está outro estranho – o dispositivo conceitual Mobiado and Aston Martin CTP002. Este era um telefone Android transparente com todos os eletrônicos embutidos nas bordas laterais do dispositivo.

Fazer um display transparente não é tão difícil – na verdade, os LCDs são naturalmente transparentes, basta remover a luz de fundo e você pode ver através deles. OLED também é transparente, é assim que leitores de impressão digital e câmeras sob a tela funcionam. A camada de toque capacitiva também é transparente.

Isso não significa que não haja desafios – a placa-mãe e a bateria certamente não são transparentes. É por isso que a LG e a Sony Ericsson limitaram a janela transparente a uma seção do telefone, movendo os componentes opacos para fora do caminho. E, apesar de algumas alegações em contrário, ninguém realmente conseguiu construir um smartphone transparente completamente sensível ao toque.

Há também o outro problema – uma tela transparente é difícil de ler, a menos que você coloque um fundo simples por trás dela, mas isso derrota o propósito. Talvez um vidro ajustável, como vimos no OnePlus Concept One, pudesse fornecer um fundo opaco quando necessário e depois ficar transparente para parecer legal.

Faça uma matéria com essas informações: Para uma tela real desse tipo, confira o Xreal Air 2 Pro – um par de óculos XR que tem uma tela transparente para AR, mas uma janela eletrocrômica pode se tornar opaca para VR.

O que você acha de telefones transparentes – uma moda de design de curta duração ou esses telefones estavam apenas à frente de seu tempo? Bem, à frente do que a tecnologia da época poderia alcançar.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Rafael Oliveira

Rafael de Oliveira é um profissional apaixonado por tecnologia e um entusiasta do mercado B2C, tendo um perfil dedicado a cobrir as últimas tendências do setor no site Tecflow. Fora do mundo corporativo, Rafael é um colecionador de discos e dedica seu tempo livre a criar beats usando o software Fruit Loops.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!