Descoberta astronômica revela emissões de metano em Anã Marrom, indicando possível Exolua oculta

Um feito impressionante foi alcançado recentemente por um grupo de astrônomos que utilizou o Telescópio Espacial James Webb (JWST). A surpreendente descoberta revela emissões de metano provenientes de uma anã marrom, também conhecida como “estrela fracassada”. Tal achado sugere a possibilidade de que esta anã marrom abrigue auroras e até mesmo possa estar acompanhada por uma exolua não identificada, afirmam os pesquisadores.

O JWST, com sua capacidade única, detectou emissões de metano dessa anã marrom, desafiando as expectativas, uma vez que esses corpos celestes frios e isolados geralmente não emitem luz infravermelha. Esse fenômeno intrigante lança luz sobre os mistérios das regiões mais remotas do universo.

Segundo informações do portal Live Science, esta descoberta surgiu como parte de um programa de investigação do JWST, focado em estudar 12 anãs marrons. Os resultados obtidos sugerem que essas “estrelas fracassadas” podem gerar fenômenos semelhantes às auroras boreais e austrais da Terra, assim como as observadas em gigantes gasosos como Júpiter e Saturno.

A ausência de uma estrela próxima a esta anã marrom solitária alimenta especulações de que as misteriosas luzes polares que a cercam podem ser geradas por uma lua ativa oculta, adicionando uma camada adicional de fascínio a esta descoberta.

A equipe de pesquisa concentrou seus estudos na anã marrom fria conhecida como CWISEP J193518.59–154620.3 (W1935), situada a 47 anos-luz da Terra. Apesar da incerteza em relação à sua massa, estimada entre 6 e 35 vezes a massa de Júpiter, sabe-se que possui uma temperatura de superfície de aproximadamente 400 graus Fahrenheit (204 graus Celsius), uma temperatura que seria ideal para assar brownies de chocolate.

“O gás metano é esperado em planetas gigantes e anãs marrons, mas geralmente vemos ele absorvendo luz, não emitindo luz”, explicou Jackie Faherty, líder da equipe e gerente sênior de educação no Museu Americano de História Natural. “No início, estávamos confusos sobre o que estávamos vendo, mas, no final das contas, ficamos animados com a descoberta.”

Esta revelação traz uma nova perspectiva sobre a compreensão do universo e nos incentiva a continuar explorando os mistérios do espaço sideral.