
A Anatel aprovou nesta quinta, 13/2, uma proposta de planejamento de longo prazo de futuras licitações de espectro, no curto, médio e longo prazo. A ideia, que vai receber contribuições por 45 dias por meio de consulta pública, é começar com a faixa de 6 GHz já em 2026, em um plano que se estende por mais uma década, até 2036.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
“É a primeira vez que a gente tem de forma transparente e previsível para toda economia, mercado e sociedade, um planejamento de curo, médio e longo prazo dos leilões que faremos nos próximos anos. É uma iniciativa fundamental porque da previsibilidade para a indústria, para planejar o desenvolvimento de equipamentos; para as operadoras prepararem suas estratégias de participação; e também para o poder público, para que possa desenhar as políticas públicas atreladas a cada uma dessas faixas, definindo compromissos de cobertura e investimento”, destacou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
O relator da proposta, conselheiro Vinícius Caram, reforçou o caráter de previsibilidade para todos os agentes econômicos interessados e batizou a medida de Prisma, para Planejamento de Radiofrequência para Inclusão, Sustentabilidade, Modernização e Acesso.

“Não está sendo estabelecido uma determinação normativa de quando os leilões devem ocorrer, no curto, médio ou longo prazo. O que se pretende é indicar que haverá um leilão, ou não a depender do caso, para licitar as faixas dentro de determinada janela temporal considerando os estudos de viabilidade, especialmente sobre o ponto de vista da indústria”, disse o conselheiro relator.
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
A Anatel admite que as discussões poderão resultar na ampliação da quantidade de espectro que cada operadora móvel pode concentrar – medida que define qual o tamanho da concorrência no mercado. Na última vez que mexeu no chamado ‘spectrum cap’, a agência na prática, abriu caminho para o fatiamento da Oi Móvel e a redução de quatro para três concorrentes nacionais.
O presidente da agência, no entanto, diz que ainda é prematuro concluir que haverá nova mudança. “À medida que a gente vai colocando mais espectro à disposição do mercado, pode ser que seja necessário rever isso. É muito mais uma abertura para a possibilidade dessa revisão, mas não algo que seja definido, porque isso vai depender ainda de todo o planejamento de como vão ser alocados esses blocos, se vai ser regional, se vai ser nacional, em uma decorrência lógica das estratégias que ainda vão ser definidas nesses leilões de espectro futuros.”
Vale lembrar que ainda em 2025, e por isso fora desse planejamento em debate, a Anatel quer realizar o leilão do naco da faixa de 700 MHz que foi comprado e depois devolvido pela Winity.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.