
Descobertas ajudam na compreensão de como os buracos negros moldam o entorno deles
O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem detalhada do buraco negro supermassivo Sagitário A*, localizado no centro da Via Láctea. A observação, realizada ao longo de um ano, revelou explosões de luz imprevisíveis e forneceu novos insights sobre a atividade desse colosso gravitacional.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Um show de luzes no centro da galáxia
De acordo com a NASA, o James Webb registrou sinais inesperados de atividade, incluindo emissões luminosas intensas. “Os cientistas acreditam que as oscilações menores provêm da turbulência, enquanto as maiores explosões resultam da colisão de campos magnéticos”, explicou a equipe do telescópio em uma publicação oficial.
As imagens capturadas revelam que o disco de acreção — uma estrutura de gás e poeira orbitando o buraco negro — emite um fluxo constante de flares (espécies de explosões de radiação), sem períodos de descanso. O fenômeno foi descrito pelos pesquisadores como “uma festa completa com um show de luzes no estilo discoteca”.
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
Impacto na astrofísica
A descoberta é essencial para entender como os buracos negros influenciam as galáxias onde estão inseridos. “Sagitário A* está mais ativo do que o esperado, oferecendo uma rara visão das forças que impulsionam a nossa galáxia”, destacou a NASA.

A análise das observações continuará nos próximos meses, e os cientistas esperam que os dados coletados pelo James Webb ajudem a refinar os modelos teóricos sobre a interação entre buracos negros e suas galáxias hospedeiras.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.