

A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta vez por parte do estado de Oregon. Em comunicado publicado nesta quinta-feira (18), a empresa criticou duramente a nova ação de cumprimento de valores mobiliários movida pelo Procurador-Geral do estado, classificando-a como “sem base legal” e motivada por interesses políticos.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Segundo o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, a iniciativa do estado ignora decisões recentes da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que em fevereiro deste ano encerrou com prejuízo sua ação contra a empresa — ou seja, sem a possibilidade de reabertura. “Ficamos sabendo que hoje ele apresentará uma ação de cumprimento de valores mobiliários contra a Coinbase, afirmando as mesmas teorias antigas e repetidamente refutadas que a SEC corretamente rejeitou”, declarou Grewal em postagem no blog oficial da companhia.
Tentativa de reviver teorias rejeitadas
Para a Coinbase, o movimento de Oregon é uma tentativa de “relitigar questões resolvidas” e de aplicar, de forma forçada, uma regulação que está em desacordo com o atual cenário político e jurídico. “A campanha de resistência de Oregon é obstrução pela obstrução”, criticou Grewal.

Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
Cielo abre inscrições para o segundo ciclo do Programa de
A Cielo, referência em soluções de pagamentos no País, está com inscrições abertas até o dia 27 de abril para o…
Brasil ganha novo centro de pesquisa em Inteligência Artificial em
Um novo hub de pesquisa em Inteligência Artificial acaba de ser inaugurado em São Paulo por meio de uma parceria…
A SEC, sob nova liderança e em meio à mudança de postura regulatória da administração Trump, encerrou seu processo contra a exchange em fevereiro, sem impor multas ou mudanças nas operações da empresa. O caso era um dos símbolos do endurecimento regulatório da era Gary Gensler, ex-presidente da SEC.
Obstáculo ao avanço regulatório nacional
Grewal destacou que o processo movido por Oregon enfraquece os esforços bipartidários em andamento no Congresso para regulamentar de forma clara e nacional o setor de ativos digitais. “Em vez de esperar que democratas e republicanos no Congresso estabeleçam regras claras, Oregon tomou a decisão de tentar regular uma indústria mundial por meio da aplicação”, afirmou.
Nas redes sociais, o chefe jurídico reforçou a crítica: “O gabinete do Procurador-Geral deixou claro para nós que eles estão literalmente retomando de onde a SEC de Gary Gensler parou. Sério.” Para ele, a ação vai na contramão do que os EUA precisam agora. “Nunca estivemos tão perto de uma legislação bipartidária para ativos digitais e esse processo retrógrado não faz nada para proteger os consumidores ou solidificar a liderança americana”, escreveu no X (antigo Twitter).
Operações seguem normais
A Coinbase garantiu aos seus usuários que a nova ofensiva jurídica não altera seus serviços ou a segurança dos ativos dos clientes. Grewal reiterou que a empresa está pronta para enfrentar o processo nos tribunais: “Não há dúvida: o processo de Oregon, assim como o da SEC, é sem mérito, e a Coinbase fará o que for necessário para vencê-lo.”
O diretor jurídico encerrou o comunicado reforçando o compromisso da Coinbase com a inovação e a liberdade econômica. “Não nos curvaremos nem deixaremos de lutar contra a injustiça, e nunca deixaremos de defender nossos clientes e a indústria.”
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.