Google dobra o joelho para a Coreia do Sul, e permite pagamentos de terceiros em aplicativos

Então marquem este dia, pessoal! Dizer "não" ao Google realmente funciona. Quem diria...
Google

Naturalmente, nossos amados gigantes da tecnologia Google e Apple querem que você use exclusivamente seus próprios sistemas de faturamento para compras in-app em celulares e tablets. Isso não é novidade, certo?

Por essa razão, eles têm enfrentado uma desaprovação global por forçar os desenvolvedores a usar seus sistemas de pagamento e receber aquela comissão de até 30%. Governos ao redor do mundo têm procurado restringir esse controle, mas sem sucesso.

Talvez você se lembre ou não saiba, em agosto a Coreia do Sul aprovou uma nova lei, apelidada também de lei “anti-Google“, proibindo grandes operadoras de lojas e aplicativos do Google e Apple a não usar exclusivamente os sistemas financeiros de pagamentos das big techs.

A lei entrou em vigor em meados de setembro na Coreia do Sul, e se qualquer operadora não cumprir, terá que pagar 3% de sua receita. Embora tudo indica que o Google não ceda facilmente, o inesperado aconteceu.

Na quinta-feira, o Google anunciou através de um post no blog que cumpriria a lei sul-coreana e permitiria opções de pagamento de terceiros para compras no aplicativo.

E essa é a primeira vez que o Google altera sua política de privacidade para um país específico. Repito: PELA PRIMEIRA VEZ!

Google como funciona?

O anúncio diz:

Em resposta à legislação recente, os desenvolvedores agora poderão adicionar um sistema alternativo de faturamento no aplicativo, ao lado do sistema de cobrança do Google Play, para seus usuários de celulares e tablets na Coreia do Sul. No checkout, os usuários poderão escolher qual sistema de cobrança usar.

O Google permite pagamentos de terceiros para compras no aplicativo na Coreia do Sul.
Crédito: Google

E há mais. O Google, que cobra dos desenvolvedores uma taxa de serviço de 15% para distribuir aplicativos, disse que reduziria isso para 11% quando os usuários escolhessem um sistema de cobrança alternativo. Porque a empresa reconhece que os desenvolvedores incorrerão em custos para suportar seu próprio sistema de faturamento.

Para conter um pouco o entusiasmo, o Google acrescentou que sistemas alternativos de cobrança “podem não oferecer as mesmas proteções ou opções de pagamento e recursos do sistema de cobrança do Google Play — como controles parentais, métodos de pagamento familiar, gerenciamento de assinaturas, cartões de presente do Google Play e Play Points.”

Porque, claro, nada se compara aos produtos do próprio Google. E pode dar aos sul-coreanos outra escolha, mas certamente o Google deseja que os novos meios de pagamentos para aplicativos não sejam usados.

A Apple é a próxima?

Pode ser que não, mas por enquanto, a Apple não fez nenhuma alteração em resposta à legislação.

De acordo com Wall Street Journal, a Apple disse às autoridades que suas políticas atuais estão em conformidade com a lei. O WSJ observa que a empresa pode ser capaz de manobrar um pouco a situação.

O projeto de lei não regula diretamente as comissões, mas afirma que os aplicativos podem não ser forçados a escolher uma opção de pagamento específica por conta de “taxas irracionais”. A Apple poderia potencialmente argumentar que suas taxas não são irracionais, embora isso cabe à Comissão de Comunicações da Coreia (KCC) decidir.

Mas o que quer que aconteça com a Apple, a conformidade do Google é definitivamente um marco para lembrar. Então marquem este dia, pessoal! Dizer “não” ao Google realmente funciona. Quem diria…

Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! 

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!