CDN: Você sabe o que é ?

CDN é uma sigla para Content Delivery Network, que pode ser traduzido para o português como Rede de Distribuição de Conteúdo por meio de servidores. Com eles, os materiais são disponibilizados de maneira rápida e segura.

A responsabilidade da rede é melhorar a experiência do usuário que utiliza seus recursos no dia a dia. Várias empresas oferecem esses serviços, além de suporte integral para várias questões relacionadas a ele.

É possível aplicá-lo tranquilamente no site, sem maiores complicações, mesmo para quem não entende muito bem sobre o assunto.

Esse recurso é importante porque a internet é acessada por bilhões de pessoas no mundo todo, de boa parte procura conteúdo de qualidade, que chegue de maneira rápida e sem dificuldades.

As empresas precisam se preocupar com os conteúdos que publicam, assim como devem estar atentas a velocidade do site, visto que ele interfere na utilização do tráfego.

Se o servidor está geograficamente muito distante, a velocidade pode ser comprometida, e o CDN atua exatamente nessa questão.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de CDN e quais são suas vantagens. 

Qual o conceito de CDN?

CDN não pode ser considerado um host e não substitui a importância da hospedagem na internet, mesmo assim, é um recurso que permite o armazenamento em cache dos conteúdos, melhorando o desempenho do site.

Milhares de plataformas de hospedagem investem em CDNs para reduzir a largura de banda de hospedagem. Isso evita que o serviço seja interrompido, melhora a experiência do usuário e traz mais segurança na web.

Um escritório de arquitetura especializado em fachada de loja infantil pode trabalhar com 3 tipos de CDN.

Um deles é o protocolo de serviço de conteúdo, que engloba redes hospedadas, projetadas e gerenciadas para veicular os conteúdos do site.

Também existe o ponto a ponto (P2P), que são redes configuradas entre computadores pessoais. Por fim, as redes privadas são um tipo de cluster próprio dos servidores.

Os servidores que fazem parte da rede armazenam réplicas do conteúdo presente nos sites (cache). É como o compartilhamento de dados onde as cópias são mantidas, caso seja necessária uma solicitação.

Quando o usuário clica no endereço para ter acesso ao conteúdo, o CDN procura pelo servidor físico mais próximo e leva até ele os dados solicitados. Isso acontece por meio de uma taxa de referência maior, mas com latência menor.

Devido ao fato de o conteúdo ser carregado a partir de vários servidores, a plataforma detentora dos materiais é muito mais resiliente aos picos de tráfego, resistindo a falhas, ameaças e vulnerabilidades.

No site de uma empresa de embalagem plástica individual para docinhos, alguns recursos, como no caso do balanceamento de carga, distribui o tráfego de rede de maneira uniforme para vários servidores.

Isso acaba por facilitar o dimensionamento de impulsos rápidos. O failover inteligente garante serviço ininterrupto, mesmo quando vários servidores estão offline ou quando o hardware não está funcionando bem.

O CDN, então, nada mais é do que um grupo de servidores de hospedagem no mundo todo, capazes de compartilhar dados de páginas com o objetivo de agilizar o tempo de carregamento dos conteúdos solicitados pelos usuários.

Caso um data center inteiro esteja com problemas, o CDN faz a transferência do tráfego para outros que estejam disponíveis, garantindo que todos os usuários acessem o site.

Com base no funcionamento do CDN, fica claro que vale a pena investir nesse recurso. Mas existem muitas outras razões para isso.

Vantagens do CDN

Existem muitos motivos pelos quais empresas dos mais variados setores devem investir em um CDN. E dentre os que mais se destacam estão.

Baixa latência

Por meio desse recurso, é muito mais fácil aumentar a velocidade de carregamento do site e reduzir a latência.

Seu uso permite terminar a conexão mais perto de quem acessa a plataforma, o que reduz os custos com TSP e TLS.

Uma empresa de pavimentação asfáltica precisa se atentar a várias questões comuns no desenvolvimento web. Uma delas é o fato de que os desenvolvedores não utilizam todas as camadas necessárias de cacheamento, que são:

  • Navegador;
  • CDN;
  • Servidor web;
  • Servidor de aplicação.

Ao aplicar todos esses recursos, mesmo que os conteúdos do site sejam muito pesados, é possível obter vantagens em relação ao carregamento móvel.

Eles também otimizam as imagens e evitam que elas demorem muito tempo para carregar em internet mais lentas.

Melhora as estratégias de SEO

SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia que visa melhorar os sites para os motores de busca, fazendo com que eles apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quando o portal de uma empresa de consultoria tributaria carrega rapidamente, os motores de busca passam a priorizá-lo entre os resultados de pesquisa.

Quanto mais rápido o site for, mais bem posicionado ele estará, o aumento da visibilidade ajuda a converter um número maior de leads e assim aumentar as vendas.

Sem falar no fato de que páginas rápidas fazem com que as pessoas permaneçam mais tempo nelas. O usuário se sente mais à vontade para a navegação e tem a certeza de que a experiência em determinado site será muito melhor.

Sites mais robustos

É muito comum que ocorra uma sobrecarga que leva à queda da plataforma. Essa situação é bastante frustrante e pode ocasionar em perdas financeiras para o negócio.

Com o uso do fornecedor a situação pode piorar, afinal, é mais um possível ponto de falha. No entanto, devido à arquitetura dos CDN, a confiabilidade das páginas é muito maior.

Isso se dá por duas razões, a primeira é que para o site de uma imobiliária que trabalha com aluguel de consultório de fisioterapia, as requisições via CDN são encaminhadas para o PoP (Point of Presence), “Ponto de Presença” mais próximo.

Caso ocorra uma queda, a requisição então é transferida para o próximo PoP, o que acaba por criar uma redundância que garante menos tempo de inatividade e uma boa experiência aos usuários.

Outra razão é que, pelo fato de absorver boa parte das requisições, a carga nos servidores de origem que são hospedados em data center podem sofrer uma grande redução.

Diante dessa possibilidade, o CDN libera recursos computacionais que atendem melhor as demandas por itens não cacheáveis, dando mais fôlego para a infra de origem.

Maior escalabilidade

Uma instituição de curso de apresentador de TV ou qualquer outra empresa não pode prever picos de tráfego. 

Por essa razão, ao publicar um conteúdo que viralizou, é muito importante estar preparado para essa situação.

Boa parte dos provedores não suportam um volume muito além do tráfego médio, e isso resulta na desativação do site. Medidas deliberadas também podem prejudicar seu desempenho.

Assim sendo, o CDN traz mais eficiência para esse problema, uma vez que o conteúdo estático do site, que costuma ser responsável por cerca de 80% ou mais do tráfego, é armazenado em cache nos servidores de borda.

Essa atuação alivia o servidor de origem e a rede onde ele se encontra, se os recursos são entregues por meio de servidores de cache e da rede CDN, o servidor não precisa se sobrecarregar com um grande número de requisições.

Consequentemente, também não precisa lidar com demandas surpresa que trazem um volume de tráfego muito maior.

O site de uma empresa de armazenamentos logísticos se torna mais escalável sem fazer muito esforço, evitando indisponibilidade que pode até mesmo prejudicar a imagem do negócio.

Redução de custos

Esse recurso também ajuda a reduzir os gastos mensais relacionados à infraestrutura porque minimiza custos de largura de banda e de servidor, justamente por conta da redução de carga nos servidores de origem.

Existem CDNs que cobram mensalmente por esse serviço, o que traz uma boa previsibilidade dos gastos para as organizações.

Aumenta a segurança

Mesmo os sites mais seguros, como de um fabricante de plataforma para caminhão, estão sujeitos a ataques e ameaças, mas por meio do CDN a resposta a essas se tu ações leva menos tempo, o que aumenta a segurança da navegação.

A maioria desses recursos permite a configuração do SSL (Secure Sockets Layer) para que se possa criptografar o tráfego entre o usuário final e o CDN. 

Isso também se aplica entre ele e os servidores de origem, por meio de certificados personalizados.

Conclusão

Sendo assim, o CDN é uma ferramenta muito importante para melhorar o uso de sites que costumam receber um tráfego maior, sem prejudicar a visibilidade da marca e ainda colaborar com o ranqueamento nos motores de busca.

Utilizá-lo garante a segurança das plataformas e mostra aos usuários que eles terão experiências positivas com o canal institucional da marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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