Quando falamos em drones militares, automaticamente vem à nossa cabeça drones caríssimos, o ápice da tecnologia dos Veículos Aéreos não Tripulado (VANT, ou UAV na sigla em inglês). Em veículos aéreos de reconhecimento as câmeras devem ser as de melhor qualidade, com ótimas resoluções, funcionalidades e feita para o uso em guerras. Certo? Não se o drone em questão for o Orlan-10, um pequeno UAV que utiliza uma Canon DSLR de entrada!
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp2!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui.
O Ministério da Defesa da Ucrânia divulgou um vídeo em que um soldado mostra os equipamentos de um Orlan-10 que foi capturado. A câmera que o drone utiliza é uma Canon EOS Rebel T6i, modelo de entrada lançado em 2015 pelo preço de R$ 3.899. A fabricante japonesa já encerrou a produção do modelo. No mercado de usados, ela pode ser encontrada por metade desse preço.
A Rebel T6i estava presa no seu “case”/”tripé” por uma tira de Velcro. Ela era a câmera principal do conjunto triplo. O botão em que altera os modos de câmera foi colado para evitar que ele fosse alterado acidentalmente durante o voo. Confira:
Conforme notado pelo site Peta Pixel, a abertura do tanque de combustível é feita de plástico, parecendo até mesmo que ela veio de alguma garrafa.
Pelo vídeo podemos notar diversos pedaços de silver tape colada no Orlan-10. Apesar de parecer bem tosco e soar como algo muito mal feito, pode ser apenas um conserto rápido feito para não precisar enviar o drone para um conserto mais longo, algo que tomaria tempo crucial nas operações.
Ainda assim, ver esses pontos e o uso de um Canon EOSRebel T6i como câmera principal de um drone militar sinaliza algumas coisas: primeiro, o drone pode ter um custo alto para um modelo desse tamanho e que não possui sistema próprio na câmera principal. Segundo, que as forças armadas russas podem até ser grande, mas alguns equipamentos podem ser vítimas da corrupção no governo.
Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.