Os dados se tornaram ponto estratégico a ser analisado pelas empresas, antecedendo a tomada de decisões, como forma de evitar prejuízos e diminuir riscos. O Business Intelligence é o mecanismo voltado para trazer mais clareza nas informações.
Os avanços tecnológicos só são possibilitados com a apuração de dados de forma minuciosa, dando abertura para o desenvolvimento de estratégias mais assertivas e soluções que atendam o apelo do mercado.
Engana-se quem acredita que a tecnologia é relevante somente para companhias complexas. Para pequenos e médios negócios, como no caso de uma empresa que oferece serviço de buffet para empresas, a tecnologia trouxe melhorias para seu faturamento.
A ação tomada foi embasada na motivação de obter melhores resultados, e através de um mapeamento de dados, a organização conseguiu reformular toda a sua estratégia de vendas. Como consequência, conseguiu atingir a meta estipulada.
É essa a função que os dados possuem quando usados a favor do desenvolvimento de um negócio, afinal, refletem na realidade de movimentos que já aconteceram ou que vem acontecendo regularmente no mercado.
Cabe enfatizar que não existem restrições quanto ao uso de métricas para dar direcionamentos estratégicos em negócios de portes e segmentos variados, pelo contrário: é desejável que as empresas tenham consciência da importância destas.
Entenda a Inteligência de Negócios
O Business Intelligence (BI), conforme traduzido para o português, é o termo que se refere à Inteligência de Negócios. São um conjunto de técnicas na verdade, as quais se ocupam em trazer informações limpas e fáceis de serem interpretadas.
É simples dizer que os dados têm a função de direcionar as empresas, mas, na prática, a realidade ocorre de maneira diferente. Como parte da cultura brasileira, a maior parte da população não possui facilidade com a disciplina de exatas.
O ato de ler e compreender dados com certeza pode ser complexo para indivíduos que não possuem facilidade na pauta, o que corrobora para uma tomada de decisões pouco assertiva, pois se a leitura da base está incorreta, as decisões a partir dela também estarão.
Para um fornecedor de serviços de limpeza garagem condomínio, é por intermédio dos dados que seu fluxograma de prospecções é programado. Pensando em deixar a leitura mais horizontal, foi aplicado o BI com a finalidade de proporcionar clareza.
Ao invés de apresentar uma planilha repleta de informações com números discrepantes ou contar com a ajuda de gráficos pouco visíveis, com a aplicação da Inteligência de Negócios, são os dashboards que ganham destaque como ferramenta.
Em outras palavras, cabe ao Business Intelligence a responsabilidade de apresentar informações visíveis através de painéis. Essa solução inteligente permite que as empresas tenham maior visibilidade em um período rápido de tempo.
Apesar de existirem empresas tradicionais que transitam o material de forma física, com a impressão lona grande formato, há casos em que as decisões precisam ser tomadas de imediato, e neste momento o Business Intelligence fará a total diferença.
Portanto, utilizar a Inteligência de Negócios é uma maneira de contar com soluções rápidas e horizontais para mostrar um conjunto de dados de maneira estratégica, resultando em informações mais completas para dar os passos seguintes.
As grandes empresas que se posicionam como referência no mercado, inclusive, já dispõe dessa tecnologia em seu quadro de alternativas, os avanços de mercado nos últimos anos permitiram que mais empresas tivessem o mesmo acesso.
Como funciona o BI?
Por ser uma ferramenta que permite dinamismo, com o Business Intelligence novas perspectivas acerca de uma pauta discutida no ambiente corporativo surgem. Assim, se antes a decisão levava a empresa a um destino, com dados limpos o foco pode mudar.
Com a crise dos contêineres que vem assolando o comércio internacional, um fabricante de scanner caminhão diesel pode enfrentar dificuldades em encontrar fornecedores de insumos, e isso tem impacto em suas vendas.
Com a necessidade de repassar custos ao cliente, o faturamento não tem apresentado os resultados conforme o esperado. Ficou definido então um plano de ação, com o intuito de nova tomada de estratégias perante ao mercado.
Por ser um caso de prioridade para a fábrica, foi contratada uma consultoria empresarial especialista em gestão de processos para apoiar nesse tema.
Com o mapeamento de procedimentos, a consultoria conseguiu trazer em um painel as alternativas mais indicadas para resolver o problema e ainda agregar com novas soluções, dando uma perspectiva não vista antes.
Esse é o fundamento da funcionalidade do Business Intelligence. Com o auxílio das dashboards a apresentação de novas perspectivas dentro do meio empresarial é possível, cabendo enfatizar que sua aplicação pode ser feita para diversos nichos.
Para um negócio especialista em funeral animais, o uso de painéis informativos foi importante para ampliar sua atuação, com a abertura de mercado em regiões diferentes.
É verdade que a Inteligência de Negócios pode ser aplicada para diferentes cenários, mas isso não dispensa a necessidade de adaptá-la conforme as exigências de cada segmento e objetivos internos das empresas.
Quais as vantagens de aplicar o Business Intelligence?
Analisando pelo contexto geral, pode-se afirmar que o uso do BI colabora para descomplicar a entrega de dados, mas os elementos que motivaram a sua criação não se restringem a isso.
É válido dizer também que, para a criação de um dashboard estratégico, determinadas esferas devem estar contempladas, tais como:
- Coleta de dados;
- Limpeza de informações a serem apresentadas;
- Definição de métricas;
- Compartilhamento e monitoramento de dados.
Somente com as 4 etapas citadas é possível que o Business Intelligence venha a cumprir com seus objetivos, agregando como vantagens competitivas e comparativas dentro do contexto corporativo:
1. Melhor gestão da informação
Com os avanços tecnológicos, o acesso à informação se tornou muito mais facilitado, e isso gera impactos positivos (e até negativos) para a sociedade em geral. Dentro do meio corporativo, isso não seria diferente.
Com um volume considerável de informações a serem manipuladas, um distribuidor de chave codificada ford ka que se apresenta como líder de mercado, indica que é preciso contar uma ferramenta que o apoie na gestão da informação.
Pelo fato de trazer informações de maneira limpa e nítida, os painéis criados a partir da Inteligência de Negócios são fundamentais em seus processos, auxiliando as empresas na gestão e no tratamento das informações pertinentes.
2. Controle de processos
Após a obtenção de uma licença de operação cetesb, os empreendimentos têm uma série de preocupações e questões a serem resolvidas, isso é fato porque a construção civil requer que seja feito um trabalho minucioso, atento aos detalhes.
Embora seja do senso comum acreditar que esse nicho abarca somente o planejamento estrutural, na verdade o respaldo do trabalho dentro de um empreendimento está efetivamente na estratégia direcionada aos processos.
Não há dúvidas de que são envolvidos muitos processos para realizar um projeto, por isso, os dashboards servem para conferir o controle de processos, ajudando as equipes envolvidas neste escopo.
3. Monitoramento de métricas
Considerando que para as organizações há inúmeras preocupações, os gestores de área enfrentam dificuldades para ter visibilidade de todos os procedimentos, e isso é um fator comum. Afinal, são muitas análises a serem realizadas.
Se para contar com resultados satisfatórios e tomar decisões assertivas é preciso analisar as diferentes perspectivas de soluções acerca de cada área, a necessidade de ter um mecanismo de monitoramento simplificado também é primordial.
Com a clareza proporcionada pelo Business Intelligence, o monitoramento de métricas ocorre de forma mais simples, pois com a visibilidade de dados com uma rápida análise, é possível visualizar o essencial para entender o andamento do negócio.
4. Tomada de decisão hábil
Por fim, a assertividade assegurada pelos painéis de dados é a consequência principal para os negócios que implementam a coleta e análise de informações dedicadas para gerar melhorias.
Considerações finais
Os dados são fundamentais para empresas de diferentes segmentos, oferecendo diretrizes adequadas para colaborar com o atingimento de metas e objetivos, não havendo restrições de aplicação entre nichos e portes. É nesse momento que o Business Intelligence entra.
Isso possibilita que um negócio que se dedica à manutenção de compressor de ar conserto tenha as mesmas oportunidades de contar com uma gestão descomplicada em relação a grandes players e empresas do mercado.
Apesar da horizontalidade ter sido permitida com as mudanças enfrentadas pelo meio tecnológico, ainda são enxergadas as divergências nos requerimentos de diferentes negócios, analisando seu porte e segmento.
Por esse motivo, é indispensável realizar uma análise prévia do escopo da empresa, abarcando porte, segmento e público-alvo, além das metas e objetivos. Ou seja, é indispensável a adaptação conforme a demanda individual de cada negócio.
Contudo, o Business Intelligence deve ser compreendido como uma ferramenta essencial para todos os negócios, pois possibilita o melhor desenrolar das equipes gestoras e ainda agrega estrategicamente no cotidiano das companhias.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.