Vender é um imperativo essencial dentro de qualquer lógica de mercado, sobretudo dentro de uma lógica comercial. Entender, portanto, quais são os meios para melhorar esse aspecto através do Lean Selling pode ser um fator essencial.
O mundo comercial é uma consequência exata das culturas necessárias para se criar uma lógica de consumo e venda de produtos excedentes dentro de um mercado em qualquer época da história.
Esse é um recurso essencial para as empresas nos dias atuais, mas é importante ressaltar que há, nesse caso, um fator histórico essencial que fundamenta esse aspecto como uma perspectiva cultural importante.
Desde os primórdios das possibilidades de produção, sobretudo com o desenvolvimento de algumas tecnologias que fundamentaram a história humana de um jeito bastante amplo, há uma orientação técnica importante dentro desses meios.
Isso porque as pessoas não conseguem produzir tudo que precisam dentro de suas regiões e, por isso mesmo, elas precisam comprar de outros fornecedores alguns materiais que não são possibilitados dentro daquela lógica.
Esse fator, na realidade, tem a ver com algumas perspectivas que, até hoje, tem impacto dentro de uma lógica de mercado.
A primeira delas diz respeito às condições climáticas que, por vezes, fundamentam o comércio internacional, uma vez que cada país tem o seu bioma e seus efeitos propícios para determinados tipos de produção.
Já o outro ponto tem a ver com a expertise que as pessoas desenvolvem em suas áreas, levando-as a produzir com maestria certos produtos. Como não é possível ser especialista em tudo, é preciso que o comércio se baseie em outras possibilidades, também.
Esse é um ponto importante, uma vez que foi o que deu origem a um arremedo de comércio no período do desenvolvimento da agricultura, onde a prática poderia ser considerada como uma espécie de escambo.
Seja como for, é essencial entender que o comércio permeia a humanidade dentro dos mais diversos significados possíveis e, por isso mesmo, é preciso considerá-lo dentro de um arcabouço estratégico bem elaborado.
Com o passar dos anos, logicamente, esses elementos passaram a ter uma qualificação cada vez maior e ganharam alguns horizontes estratégicos.
Um ponto fundamental para entender sobre o comércio foi, justamente, o período pós-industrial onde a venda passou a ser um setor empresarial tão importante quanto a produção.
Isso porque era preciso que houvesse uma abordagem bem elaborada dentro de uma lógica de consumo, uma vez que o cliente precisava se encantar por aquela marca e suas possibilidades oferecidas.
Então, se a ideia era consolidar uma dinâmica de venda de um produto novo, esse tipo de orientação precisava de uma apuração bastante sólida.
Se, hoje em dia, uma empresa que organiza coreografia festa de debutante consegue ter uma abordagem precisa com seus clientes, isso tem a ver, justamente, com esse período e seu potencial de realização.
Não há como fugir do encantamento como mecanismo central dentro de uma perspectiva de venda, mas é importante entender que esse não é o único recurso estratégico possível dentro dessa dinâmica.
Há uma série de orientações que podem sustentar uma boa conversão de leads dentro de uma lógica de pesquisa a respeito de uma pesquisa sobre uma auto escola mais próxima.
Seja como for, há uma orientação cada vez mais dinâmica dentro dessas estratégias que precisam ser consideradas uma a uma, já que o mundo empresarial tem passado por mudanças significativas.
Além disso, o mundo digital trouxe uma série de ferramentas que tem possibilitado uma atuação cada vez mais qualificada dentro dessas dinâmicas, o que faz um sentido bastante importante para as empresas começarem a vender mais.
Assim, uma simples venda de um serviço para clínica de reabilitação para alcoólatras pode sustentar uma dinâmica cada vez mais salutar.
Esses são imperativos que precisam ser considerados dentro dessa lógica para que, assim, seja possível orientar algumas boas atuações dentro do mercado de uma forma mais ampla.
A importância da técnica de vendas
Com o passar dos anos, é claro, o que era um elemento que garantiria uma abordagem específica dentro do mercado, passou a ganhar um caráter cada vez mais amplo e, por isso mesmo, esse elemento passou a ser central.
O desenvolvimento do mundo digital, também, atribuiu algumas possibilidades importantes dentro dessa lógica e, por isso mesmo, cada ferramenta, nesse caso, é importante para garantir uma boa realização.
Essa sofisticação, na realidade, tem uma influência muito grande, também, dentro de uma lógica de consumo cada vez mais elaborada.
Se, porventura, um restaurante que oferece café da manhã para empresa estiver procurando sustentar uma lógica de atuação aumentada, as técnicas de venda passam a ser essenciais.
Elas são responsáveis por definir a abordagem a ser feita e, também, algumas perspectivas que têm relação com a sustentação de certos elementos para que haja uma fidelização do cliente a longo prazo.
Seja como for, é importante apontar para algumas das técnicas mais utilizadas dentro do mundo comercial atual.
SPIN selling
O SPIN selling é uma técnica que surgiu na década de 80 e tem como base uma sustentação de venda a partir de alguns questionamentos.
Muito comum no mercado B2B, ela se baseia em 4 pontos essenciais: situação, problema, implicação e necessidade.
Agile selling
Essa é uma técnica que tem como base a compartimentação das instâncias de venda para garantir uma atuação mais qualificada dentro do mercado.
Esse é um elemento básico que consegue sustentar algumas relações qualificadas dentro do mercado.
Assim, se um cliente pesquisar por chaveiro 24 horas perto de mim, ele, certamente, terá uma perspectiva mais assertiva quanto a essa estratégia.
O que é lean selling?
Assim como as estratégias supracitadas, essa também é uma perspectiva de venda, mas que precisa de uma atenção um pouco maior devido ao seu grande potencial de atuação e, por isso mesmo, é preciso entendê-la.
Esses pontos precisam ser considerados, uma vez que as técnicas de vendas são essenciais para a boa consolidação comercial.
O lead selling é um elemento central dentro dessa lógica de vendas, uma vez que ele passa a considerar todos os setores que estão por trás daquela relação.
Ele funciona como uma visão integrada que vai considerar todos os aspectos da empresa dentro de uma lógica de venda.
Por exemplo, uma empresa que fornece longarinas para recepção de clínicas, ao participar dessa relação, ela, certamente, irá estabelecer alguns critérios importantes.
Nesse caso, desde o RH até a venda, todos os setores estarão orientados para uma lógica de venda.
Logicamente, o vendedor continua cumprindo o papel central nessa relação, mas é preciso ir além dele.
Benefícios do lean selling
Baseando-se nesses elementos, torna-se mais fácil entender um pouco melhor a respeito de seus pontos de realização.
Apontar para alguns de seus benefícios pode ser um elemento importante para compreender a respeito dessa estratégia. São eles:
- Venda integrada;
- Redução de desperdícios;
- Alinhamento estratégico;
- Produção de valores.
Esses são pontos importantíssimos que sustentam o lean selling até os dias de hoje como uma estratégia bem elaborada.
Assim, dentro de uma lógica digital, uma simples pesquisa por veterinário próximo a mim pode consolidar essa dinâmica.
Princípios do lean selling
Entender a respeito dessa estratégia pode demandar algumas percepções importantes a respeito de seus princípios.
Venda em equipe
Esse é um ponto essencial, uma vez que isso aponta para o fato de que todos passam a ser vendedores.
Isso significa dizer que há uma dinâmica bastante importante dentro dessa lógica que faz com que todas as estratégias se voltem para as vendas.
Assim, uma clínica especializada em topografia computadorizada de córnea pode se voltar para alguns elementos importantes na hora de contratação do cliente.
Produção de valor
Esse é um ponto um pouco mais abstrato e que tem a ver com o trato que o cliente vai passar a ter em relação a um produto ou serviço.
Há, nesse caso, uma perspectiva importante que precisa ser trabalhada de forma ampla pelos vendedores.
PDCA
A técnica PDCA tem a ver com as possibilidades estratégicas de aplicação que precisam se consolidar dentro dessa dinâmica.
Ela tem a ver com 4 ações essenciais que precisam ser estabelecidas: planejar, checar, revisar e agir.
Considerações finais
Para vender melhor, é preciso que as empresas passem a considerar alguns mecanismos que tenham esse fim como algo importante dentro de uma estratégia.
Por essa razão, cada ponto dentro dessa lógica pode ser essencial e, por isso mesmo, é preciso agir.
O lean selling é um elemento essencial dentro dessa lógica e, por vezes, consegue constituir uma perspectiva dinâmica dentro da empresa como um todo.
Considerá-lo é um elemento primordial para que a venda aconteça de forma salutar dentro das mais diversas instâncias de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Matheus
Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.