A Tecnologia da Informação (TI) é uma área que já vinha se desenvolvendo ao longo dos últimos anos, porém, com a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social, tivemos um boom na criação de várias ferramentas tecnológicas.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Afinal de contas, os negócios tiveram que se reinventar para manter o seu funcionamento, bem como as escolas. Uma das maiores transformações com o novo coronavírus foi a migração de várias atividades para o ambiente online.
Sendo assim, uma escola particular período integral que foi impedida de funcionar com aulas presenciais teve que se adaptar para oferecer conteúdos totalmente digitais, mantendo a qualidade do ensino e também estimulando os estudos em casa.
Nesse contexto, a TI foi imprescindível. Até porque, não há como promover algo de qualidade nessa modalidade sem contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas.
No artigo de hoje, saiba como o mercado de TI se desenvolveu durante a pandemia e conheça as tendências para os próximos anos. Acompanhe a leitura!
A atividade da TI durante a pandemia
Ao longo dos últimos anos, várias empresas já vinham enfrentando a necessidade de digitalização de várias operações. Mais do que uma vantagem competitiva, a aplicação da tecnologia é uma forma dos negócios se manterem ativos, oferecendo qualidade ao público.
Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este!
Diante disso, com o decreto de pandemia da Covid-19 em março de 2020, em conjunto com as medidas de isolamento social para a contenção do vírus, as empresas foram praticamente obrigadas a investir em TI.
Inclusive, percebeu-se a grande discrepância dos negócios que estavam atrasados nas questões tecnológicas, com os empreendimento que já vinham se aprimorando.
Muitas empresas só puderam continuar suas operações por meio do trabalho remoto.
A atividade de bares e restaurantes, por exemplo, só continuou com o auxílio das ferramentas de TI, que podiam manter contato com serviço de motoboy terceirizado para a entrega das refeições.
Em conjunto a isso, o investimento em TI também assegurou que o trabalho home office pudesse chegar a todos, para que os gestores mantivessem o controle de seus funcionários e pudessem cobrar as tarefas.
As ferramentas de reuniões por videoconferência, softwares de gestão e comunicação, bem como sistemas que simulam uma manutenção relógio de ponto foram fundamentais para esse novo modelo de trabalho.
Se, no início, muitas pessoas tiveram dificuldade de adaptação ao “novo normal”, hoje em dia já percebe-se uma familiaridade maior com as ferramentas tecnológicas. Tanto que algumas empresas continuarão com essa dinâmica, pela própria redução de custos.
De acordo com um levantamento da agência Reuters, cerca de 63% dos altos executivos de bancos entrevistados, em conjunto com desenvolvedores e empresas de engenharia, creditam à pandemia o grande desenvolvimento da infraestrutura digital.
A TI também será fundamental no pós-pandemia
Durante a pandemia, os profissionais de TI tiveram um grande protagonismo no desenvolvimento de ferramentas capazes de conectar as pessoas e manter as empresas ativas no isolamento social.
No entanto, mesmo passando a crise, é bem provável que a demanda seja grande na área, já que muitos empresas decidiram manter o trabalho remoto ou incorporar as ferramentas digitais usadas no home office.
Um exemplo é a própria aplicação de softwares capazes de controlar todo um maquinário industrial a distância, apenas com o auxílio do computador. Se antes essa automação já era importante, agora ela tornou-se indispensável.
Com isso, também será preciso implementar uma série de medidas estruturais, melhorando a capacidade de tráfego de dados e de segurança. Por esse motivo, os profissionais de TI também terão que se especializar ainda mais.
Para termos uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e da Comunicação (Brasscom), desde março de 2020, o Brasil tem um déficit de 24 mil formandos na área de TI.
Atualmente, cerca de 46 mil profissionais se formam por ano e a necessidade é de 70 mil.
No pós-pandemia, esse número pode ser ainda maior, visto a permanência de muitas empresas na rotina do home office e a incorporação de cada vez mais ferramentas tecnológicas aprimoradas.
Como se manter atualizado na área de TI?
Vale dizer que a área de TI também evolui muito rápido. A central de monitoramento CFTV que conhecemos hoje, por exemplo, é muito diferente do mesmo sistema de cinco anos atrás. Por isso, os profissionais devem se manter sempre atualizados.
A seguir, separamos algumas dicas de como manter essa atualização constante e se preparar para a demanda que continuará grande no pós-pandemia.
1 – Faça parte de uma rede
Ter um bom conhecimento técnico e um excelente currículo nem sempre é a garantia de um bom emprego na área de TI. Isso porque, o profissional também precisa transparecer confiança, já que muitas vezes ele lida com todos os dados de uma organização.
Por esse motivo, tanto para os profissionais autônomos quanto para os vinculados a uma empresa, é importante ter um networking, fazendo parte de uma rede, para que o seu trabalho seja indicado cada vez mais.
Mostre também o seu diferencial para a rede de contatos. Informe quando fizer um novo curso sobre manutenção de cabine primária, por exemplo, quando conquistar uma certificação e outros aprimoramentos de carreira.
2 – Conheça as principais tendências da área
Como dito anteriormente, a área de TI costuma ter muitas mudanças em pouco tempo, devido ao rápido avanço e aprimoramento tecnológico.
No entanto, é muito importante que o profissional fique atento as principais tendências do mercado, bem como a alguns conceitos que tendem a permanecer ao longo dos anos. Entre eles, destacam-se:
- O banco de dados;
- As diferentes linguagens de programação web;
- A engenharia de software;
- A programação para dispositivos móveis;
- A programação para jogos;
- A inteligência artificial (IA).
Se você aprender bem sobre essas áreas, fica muito mais fácil realizar outros trabalhos, como configurar uma balança comercial com impressora para trabalhar por meio de um aplicativo de celular.
3 – Siga influenciadores da área
É muito importante acompanhar os perfis sociais de pessoas influentes no mercado e que possam contribuir com o seu desenvolvimento profissional.
Durante a pandemia, vários influenciadores passaram a compartilhar informações específicas para a adaptação de sistemas em trabalho remoto, sendo uma forma de verificar as tendências, as tecnologias de ponta e os lançamentos.
O LinkedIn é uma ótima plataforma para se conectar com os influenciadores da área de TI. Inclusive, a rede social pode ser usada para estabelecer um bom networking, não é à toa que ela é conhecida como o maior rede profissional do mundo.
4 – Participe de eventos
A pandemia do novo coronavírus ofereceu a oportunidade de participação em vários eventos online, sendo uma forma de aprimorar o seu conhecimento sem precisar sair de casa. Na área de TI, não foi diferente.
Inclusive, muitas empresas e organizações de tecnologia estão em alvoroço organizando debates para discutir o futuro da profissão, bem como explicar novas ferramentas que podem ajudar no contexto de isolamento social.
Você também pode encontrar eventos mais específicos, como um workshop para montagem de painel ripado ar condicionado.
Outra dica é participar dos chamados hackathons, que são eventos de desenvolvedores, estudantes, designers e programadores que realizam maratonas de trabalho. O principal objetivo é criar soluções e inovações tecnológicas para um determinado problema.
5 – Estude muito
Para se destacar na área de TI, você vai precisar focar nos estudos.
Hoje em dia, dá para encontrar diversos cursos online, em ótimas plataformas, inclusive com certificado e reconhecimento pelo MEC (Ministério da Educação).
Esse aprimoramento profissional é válido, principalmente, para os programadores que já se formaram há algum tempo e agora, precisam lidar com tecnologias totalmente novas.
Em épocas de pandemia, ficou evidente a necessidade de aprendizado dos profissionais de TI, já que foi preciso o desenvolvimento cada vez maior de novas tecnologias para o atendimento das organizações.
Reflita
Você já parou para pensar o quanto a tecnologia faz parte do seu dia a dia? Se ainda não, faça esse exercício e reflita sobre o quanto você precisa de programas e sistemas tecnológicos para trabalhar ou fazer atividades cotidianas.
Com a pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento social, essa dependência tecnológica ficou ainda mais evidente. Afinal de contas, muitas organizações e empresas tiveram que adaptar todo o seu modo de trabalho para o home office.
Nesse contexto, o auxílio das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) foi fundamental para manter as operações.
A perspetiva é que esse crescimento continue ao longo dos anos. Por isso, a área de TI só vai se expandir, exigindo profissionais cada vez mais qualificados e atentos às novidades.
Portanto, o grande avanço da TI durante a pandemia, em conjunto com a necessidade de desenvolvimento profissional gera a necessidade de aprimoramento profissional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Ouça nosso último podcast:
Os leitores e ouvintes do tecflow tem um desconto ainda maior no CURSO DE LGPD desenvolvido por Paulo Perrotti. Tenha acesso a todas as aulas com conteúdo exclusivo em vídeo. Entre em contato no link e saiba como adquirir o desconto promocional.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.