85% dos líderes de atendimento ao cliente testarão GenAI conversacional em 2025, afirma Gartner

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é EletronicosChristmasBanner_1500x200.jpg

Uma pesquisa recente realizada pelo Gartner revela que 85% dos líderes de atendimento ao cliente planejam explorar ou testar soluções de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) conversacional voltadas para o atendimento ao cliente até 2025. A pesquisa, conduzida entre julho e agosto de 2024 com 187 líderes de atendimento e suporte, aponta que a GenAI está se tornando uma prioridade crescente dentro das organizações.

Pressão da liderança executiva impulsiona adoção da GenAI

A pesquisa destaca que 44% dos líderes de atendimento estão explorando o uso de voicebots GenAI, enquanto 11% já estão testando a tecnologia e 5% a implementaram em suas operações. Apesar do entusiasmo, mais de 75% dos entrevistados indicaram que estão sob pressão da liderança executiva para implementar a GenAI com sucesso, um reflexo do crescente impacto da tecnologia nas funções de atendimento ao cliente.

Kim Hedlin, Diretora Sênior de Pesquisa do Gartner, afirma: “A função de atendimento ao cliente tem um nível crescente de influência sobre as iniciativas de Inteligência Artificial. Essa função, historicamente orientada por pessoas e processos, evoluiu para uma função focada em tecnologia.”

Prioridade para alfabetização tecnológica em 2025

Com a responsabilidade crescente sobre a adoção de IA, os líderes de atendimento ao cliente estão se preparando para dedicar mais tempo ao aprendizado sobre novas tecnologias. 64% dos líderes afirmaram que planejam passar mais tempo aprendendo sobre tecnologia em 2025, contrastando com apenas 3% que planejam reduzir o tempo dedicado a essa atividade.

A pesquisa destaca que os líderes de atendimento e suporte estão se tornando os principais responsáveis por identificar novas oportunidades de IA, mapear a evolução das atividades de Inteligência Artificial e promover a adoção de novas soluções tecnológicas.

Desafios para a implementação eficaz da GenAI

Embora a GenAI seja uma prioridade para muitos líderes, a pesquisa aponta que obstáculos significativos existem para sua adoção eficaz. 61% dos líderes mencionaram que há um acúmulo de artigos para editar em suas bibliotecas de conhecimento, e mais de um terço relatam não ter um processo formal para revisar artigos desatualizados. Esses problemas de gestão do conhecimento dificultam a implementação de soluções de GenAI eficientes.

“Os líderes de serviços e suporte estão ansiosos para implementar a GenAI conversacional, mas não podem ignorar os problemas existentes com a gestão do conhecimento”, afirmou Hedlin. “Para superar esses desafios, os líderes precisam dedicar recursos para otimizar a base de conhecimento para IA.”

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) se consolidou como uma das principais prioridades para os líderes de atendimento e suporte ao cliente, com grandes expectativas para 2025. Apesar das dificuldades, o compromisso com a evolução tecnológica e a melhoria do atendimento ao cliente segue firme, com o objetivo de criar uma experiência mais eficiente e personalizada para os consumidores. A chave para o sucesso será superar as barreiras de gestão do conhecimento e investir na construção de uma base sólida de dados otimizada para a IA.

A pesquisa completa, intitulada “2025 Top Priorities for Customer Service and Support Leaders“, está disponível para os clientes do Gartner.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!