
O Tribunal de Contas da União (TCU) está implementando o uso de drones na fiscalização de obras públicas, em um projeto inovador viabilizado pela nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21), que facilita a contratação de soluções tecnológicas por startups.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Por meio do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), três startups foram selecionadas para desenvolver e testar abordagens disruptivas voltadas à fiscalização de obras de calçamento e pavimentação em diversos municípios do país. O objetivo é aumentar a eficiência na gestão de recursos públicos e garantir a qualidade das obras realizadas.
Tecnologias em teste
As startups selecionadas foram AutoMageo, Colab e Prefeitura Eficiente, cada uma com uma proposta distinta para aprimorar o monitoramento das obras.
- AutoMageo: Utiliza drones para capturar imagens aéreas de alta precisão, criando gêmeos digitais das obras para facilitar a fiscalização e detecção de falhas. Voos pilotos já foram realizados para testar a qualidade das imagens e sua aplicação no controle das obras.
- Colab: Emprega o conceito de crowdsourcing, permitindo que moradores enviem informações e imagens sobre o andamento das obras por meio de um aplicativo. Os primeiros testes foram iniciados em fevereiro em dez obras distribuídas por dois estados.
- Prefeitura Eficiente: Combina imagens de satélite de alta definição, aerofotogrametria e inspeções presenciais para monitoramento detalhado. Atualmente, a empresa está avaliando a logística para captação e processamento das imagens orbitais.
BIGBOT, empresa brasileira, expande atuação global com autorização do Governo
A BIGBOT, empresa brasileira originária do Nordeste e especializada em trading e tecnologia financeira, acaba de dar um passo estratégico em…
Mais caro: YouTube Premium terá reajuste de preços no Brasil;
O Google anunciou hoje que o YouTube Premium ficará mais caro no Brasil. O reajuste de preços está sendo comunicado…
XP Inc. anuncia bootcamp de Inteligência Artificial e Engenharia de
A XP Inc., referência no mercado financeiro, anuncia o lançamento do Bootcamp XP: Cloud com Inteligência Artificial, um programa intensivo e…
Ransomware 3.0: a nova onda de ataquesque pode parar empresas
Empresas brasileiras enfrentam uma nova geração de ransomware, que vai além do sequestro de dados e agora busca a interrupção…
Projeto de Lei que proíbe bloqueio de WhatsApp e Telegram
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (2), o parecer favorável ao…
Imposto de Renda trava oferta de serviços do Gov.br e
A alta demanda pela declaração pré-preenchida do Imposto de Renda causou instabilidade nos sistemas da Receita Federal e do Gov.br…
Expansão e próximos passos
Os testes iniciais ocorreram em áreas menores, mas a partir de março as startups ampliarão suas atividades para obras em diversas regiões do Brasil. O período de experimentação seguirá até agosto, quando o TCU avaliará a eficácia de cada solução. Caso aprovadas, essas tecnologias poderão ser incorporadas permanentemente aos procedimentos de controle do Tribunal, marcando uma modernização significativa na fiscalização de obras públicas.
A iniciativa reforça o compromisso do TCU com a inovação e a melhoria da gestão pública, demonstrando como novas tecnologias podem otimizar a aplicação de recursos e aprimorar a transparência na execução de projetos de infraestrutura.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.