
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) alertou para o aumento alarmante de ataques criminosos contra provedores regionais de telecomunicações em diversas partes do Brasil. Segundo a entidade, criminosos estão incendiando, sabotando e sequestrando redes de fibra óptica, além de exigir pagamentos para permitir a continuidade da operação das empresas, colocando em risco a segurança dos profissionais do setor.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Além dos prejuízos financeiros e da interrupção dos serviços de internet, telefonia e TV, a Abrint destaca um problema ainda mais grave: cidadãos dessas localidades estão sendo forçados a utilizar redes controladas por criminosos, expondo seus dados pessoais, comunicações e até transações financeiras ao crime organizado.
A associação adverte que a situação representa um risco significativo à segurança digital da população e compromete a soberania nacional. “As telecomunicações são um serviço estratégico fundamental para hospitais, escolas, delegacias, órgãos governamentais e empresas privadas. A segurança nacional está sendo diretamente ameaçada com a infiltração do crime organizado em infraestruturas críticas de comunicação”, alerta a entidade.
Diante desse cenário, a Abrint exige uma atuação imediata e enérgica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), cobrando a fiscalização das redes já sequestradas e a criação de um canal específico para denúncias de extorsão e sequestro de infraestrutura. Esse canal deve permitir que as denúncias sejam encaminhadas diretamente à Polícia Federal, enquanto a Anatel intensifica sua fiscalização para coibir essa prática criminosa e impedir que as telecomunicações sejam instrumentalizadas pelo crime organizado.
Meta na berlinda: ofensiva judicial pode mudar o futuro das
A Meta, controladora de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp, está sendo pressionada por uma série de ações legais que…
Add Value, Distrito, Quinto Andar e mais, abrem processos seletivos
Esta semana, grandes empresas do mercado de Tecnologia abriram processos seletivos em busca de novos talentos. Entre as oportunidades estão…
Redmi Turbo 4 Pro vaza antes do lançamento e impressiona
Previsto para ser lançado oficialmente na próxima semana, o Redmi Turbo 4 Pro teve suas especificações completas e imagens reveladas…
Exportadores da China recebem ajuda de gigantes da tecnologia para
As gigantes chinesas de tecnologia Tencent e Douyin (da ByteDance) lançaram novos programas para apoiar comerciantes internacionais que buscam vender…
Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por
A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta…
Binance anuncia distribuição da criptomoeda Initia (INIT) via Launchpool
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta quinta-feira (17) a distribuição da nova criptomoeda Initia (INIT) por…
A entidade também solicita uma resposta firme e imediata das autoridades competentes, incluindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério das Comunicações, as Polícias Federal e Estaduais, além do apoio de governos estaduais e municipais. Segundo a Abrint, facções criminosas não podem transformar a infraestrutura de telecomunicações em um instrumento de controle e exploração ilícita, e medidas urgentes devem ser adotadas para conter essa ameaça crescente.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.