
A Dataprev deu início a uma nova etapa de modernização de sua infraestrutura digital com a adoção de contêineres na nuvem privada da Huawei, instalada em seu próprio data center (modelo on-premises). A iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla de migração para a arquitetura cloud native, que deverá incluir também, ainda em 2025, a integração com outras duas grandes fornecedoras de serviços em nuvem: Amazon Web Services (AWS) e Oracle.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe dos nossos canais no Twitter,Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
Atualmente, a estatal já utiliza a tecnologia de conteinerização em diversas aplicações críticas, tanto internas quanto externas, como a Plataforma ARDOC (de gestão do conhecimento arquitetural), o Sistema de Gestão de Pessoas (SGPe), o Sistema de Informação das Estatais (Siest) e o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), voltado para o funcionalismo público.
Segundo a Dataprev, o plano é realizar a migração progressiva de aplicações legadas para um modelo baseado em microsserviços. Esse tipo de arquitetura divide os sistemas em componentes menores e independentes — os contêineres — que podem ser atualizados e escalados de forma isolada, conforme a demanda. A meta é ter ao menos uma aplicação de missão crítica 100% operacional nesse modelo até o fim de 2024.
A estatal cita um exemplo prático: em um sistema com os módulos de consulta e pagamento, um aumento repentino nas consultas — por exemplo, após o anúncio de um novo benefício — exigiria apenas a escalabilidade do microsserviço de consulta, sem a necessidade de reforçar todo o sistema, como seria necessário em uma arquitetura tradicional.
Transformação digital sem riscos: a nova realidade para empresas que
A transformação digital é uma prioridade crescente para as empresas brasileiras. De acordo com o Índice de Transformação Digital da Dell…
Corrida das IAs: Deepseek e Gemini ganham força e desafiam
O mercado global de inteligência artificial (IA) está passando por uma verdadeira revolução, com o surgimento e fortalecimento de plataformas…
One UI 7: Samsung suspende atualização após falhas graves em
A Samsung anunciou nesta segunda-feira (14) a suspensão da distribuição da One UI 7, sua nova interface baseada no Android…
Light abre 23 vagas na área de TI com atuação
A Light, uma das principais distribuidoras de energia elétrica do Brasil, está com 23 vagas abertas na área de Tecnologia…
Automação é urgente: Estudo da Zebra Technologies revela riscos e
A Zebra Technologies Corporation (NASDAQ: ZBRA), referência global em soluções de digitalização e automação, divulgou os resultados de seu mais…
Maxshop adota SAP Business One para sustentar crescimento e fortalecer
A Maxshop, tradicional rede varejista especializada em moda feminina, masculina, infantil e itens para o lar, acaba de dar um…
Além da eficiência operacional, a estratégia de conteinerização multinuvem também mira maior resiliência e flexibilidade. Ao distribuir aplicações entre diferentes provedores de nuvem, a Dataprev reduz riscos de indisponibilidade e evita dependência excessiva de um único fornecedor. A interoperabilidade entre os microsserviços é garantida por APIs, que permitem a integração dinâmica de diferentes partes do sistema.
A movimentação da Dataprev ocorre em sintonia com uma tendência global de modernização da infraestrutura pública e digitalização de serviços governamentais. A adoção de contêineres — aliada à estratégia multicloud — permite que o governo ganhe agilidade, reduza custos e melhore a experiência do cidadão com serviços mais responsivos e disponíveis.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.