Coinbase critica Oregon por reprocessar regulamentação colapsada da SEC por meio de aplicação de Leis Cripto

A Coinbase, uma das maiores exchanges de criptomoedas dos Estados Unidos, voltou a ser alvo de medidas regulatórias – desta vez por parte do estado de Oregon. Em comunicado publicado nesta quinta-feira (18), a empresa criticou duramente a nova ação de cumprimento de valores mobiliários movida pelo Procurador-Geral do estado, classificando-a como “sem base legal” e motivada por interesses políticos.

Segundo o diretor jurídico da Coinbase, Paul Grewal, a iniciativa do estado ignora decisões recentes da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que em fevereiro deste ano encerrou com prejuízo sua ação contra a empresa — ou seja, sem a possibilidade de reabertura. “Ficamos sabendo que hoje ele apresentará uma ação de cumprimento de valores mobiliários contra a Coinbase, afirmando as mesmas teorias antigas e repetidamente refutadas que a SEC corretamente rejeitou”, declarou Grewal em postagem no blog oficial da companhia.

Tentativa de reviver teorias rejeitadas

Para a Coinbase, o movimento de Oregon é uma tentativa de “relitigar questões resolvidas” e de aplicar, de forma forçada, uma regulação que está em desacordo com o atual cenário político e jurídico. “A campanha de resistência de Oregon é obstrução pela obstrução”, criticou Grewal.

A SEC, sob nova liderança e em meio à mudança de postura regulatória da administração Trump, encerrou seu processo contra a exchange em fevereiro, sem impor multas ou mudanças nas operações da empresa. O caso era um dos símbolos do endurecimento regulatório da era Gary Gensler, ex-presidente da SEC.

Obstáculo ao avanço regulatório nacional

Grewal destacou que o processo movido por Oregon enfraquece os esforços bipartidários em andamento no Congresso para regulamentar de forma clara e nacional o setor de ativos digitais. “Em vez de esperar que democratas e republicanos no Congresso estabeleçam regras claras, Oregon tomou a decisão de tentar regular uma indústria mundial por meio da aplicação”, afirmou.

Nas redes sociais, o chefe jurídico reforçou a crítica: “O gabinete do Procurador-Geral deixou claro para nós que eles estão literalmente retomando de onde a SEC de Gary Gensler parou. Sério.” Para ele, a ação vai na contramão do que os EUA precisam agora. “Nunca estivemos tão perto de uma legislação bipartidária para ativos digitais e esse processo retrógrado não faz nada para proteger os consumidores ou solidificar a liderança americana”, escreveu no X (antigo Twitter).

Operações seguem normais

A Coinbase garantiu aos seus usuários que a nova ofensiva jurídica não altera seus serviços ou a segurança dos ativos dos clientes. Grewal reiterou que a empresa está pronta para enfrentar o processo nos tribunais: “Não há dúvida: o processo de Oregon, assim como o da SEC, é sem mérito, e a Coinbase fará o que for necessário para vencê-lo.”

O diretor jurídico encerrou o comunicado reforçando o compromisso da Coinbase com a inovação e a liberdade econômica. “Não nos curvaremos nem deixaremos de lutar contra a injustiça, e nunca deixaremos de defender nossos clientes e a indústria.”

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!