Estamos cada vez mais conectados à internet, sobretudo com o auxílio do Wi-Fi. Muitas vezes, com a intenção de economizar dados de nossos dispositivos móveis, acabamos nos conectando às redes abertas, que são comuns em locais públicos.
Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
Restaurantes, parques, shoppings centers e muitos outros estabelecimentos costumam informar a presença de redes de wi-fi para seus clientes.
Inclusive, é comum vermos placas informativas para restaurantes já com o famoso símbolo para conexão com a internet.
Embora as redes abertas sejam grandes aliadas na hora de economizar nossos dados de 3G ou 4G, é preciso ficar de olho nos cuidados necessários ao acessá-las.
Até porque, estamos conectando nossos smartphones em um local aberto a todos. Então, vale a pena não marcar bobeira.
A seguir, conheça alguns dos principais cuidados que você deve adotar nas redes abertas.
1 – Verifique se não há intermediários
Existem diferentes níveis de criptografia nos roteadores de internet. Por isso, um dos maiores riscos das redes abertas é justamente ter um intermediário entre o seu smartphone e o modem wi-fi.
Isso porque as redes wireless funcionam por meio de ondas de rádio e no caso das redes abertas, o fluxo de informações corre o risco de ser interceptado por alguém mal-intencionado, como os hackers.
Inclusive, há usuários que se conectam às redes abertas somente para realizar a interceptação de informações , sendo que essa não é uma das tarefas mais complicadas de se realizar.
Funciona como descobrir um segredo de abertura de cofre, sendo que o intermediário “rouba” as suas informações que trafegam pela rede wireless.
Por esse motivo, os sistemas operacionais de smartphones, tablets e notebooks estão cada vez mais inteligentes, justamente para evitar essas brechas de segurança. Assim, muitos equipamentos perguntam aos usuários “Você está usando uma rede Wi-Fi aberta?”.
Se a resposta for positiva, a própria máquina já aplica uma série de restrições para aumentar a segurança no trânsito de dados.
Sendo assim, pessoas com celulares e notebook semi novo tendem a ficar mais protegidas nas redes abertas.
2 – Cuidado com as redes abertas falsas
As redes abertas são muito atrativas para quem quer economizar dados do pacote de internet dos celulares.
No entanto, é necessário fazer algumas ponderações antes de se conectar a uma rede, principalmente, em locais públicos.
Caso esteja em um bar, café, restaurante ou qualquer outro estabelecimento que disponibilize Wi-Fi aos clientes, pergunte a algum funcionários sobre a existência da rede, o nome e a senha para conexão.
Em alguns lugares, é possível encontrar uma sinalização vertical de advertência com essas informações.
Contudo, alguns espaços são mais tradicionais e as informações da rede são fornecidas por um funcionário.
Sendo assim, ao chegar no estabelecimento, saiba que os hackers disponibilizam a própria internet como intermediária da vinculação à rede. Dessa forma, eles conseguem se conectar ao seu celular, sem nem forçar uma interceptação.
Sendo assim, é um roteamento de internet falso, empregado de maneira mal-intencionada para o roubo de dados.
Por isso, lembre-se de checar antes com alguém para ter certeza de que você não está se conectando a uma rede falsa.
3 – Deixe sempre o antivírus ativado
Atualizar o sistema operacional do seu aparelho é uma ótima forma de evitar a intercepção de dados, mas não imuniza totalmente a máquina contra os ataques cibernéticos.
Por essa razão, contar com um antivírus funcional é uma maneira de obter uma barreira de segurança adicional.
Grande parte dos antivírus contam com funcionalidades bastante úteis, como bloqueadores de GPS e gerenciamento de aplicativos.
Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!
Além disso, há opções de backup para proteger as informações e arquivos que se encontram na máquina.
Inclusive, é comum no conserto monitor LCD acoplado a um computador, os técnicos peçam aos usuários para fazer backup dos dados e passar o antivírus em todos os arquivos.
Sendo assim, o antivírus é imprescindível em todos os equipamentos contra o ataque de vírus e outras invasões. Por isso, escolha uma aplicação de maior confiança para os seus aparelhos.
Além do mais, é importante manter todos os aplicativos atualizados do seu smartphone. Em cada atualização, o aplicativo torna-se mais seguro em relação à versão anterior.
4 – Utilize um VPN
Caso você utilize com frequência as redes abertas, é importante utilizar um VPN para garantir maior proteção contra o roubo de dados.
O VPN (Virtual Private Network) é capaz de criar uma rede de conexões anônimas, isolando o seu aparelho por meio de tecnologias de criptografia. Desse modo, criam-se redes de simulação para navegação anônima, impedindo o acesso aos seus dados.
Dessa forma, você pode usar as redes abertas de qualquer local, como em um veterinário dermatologista, sem correr o risco do roubo de informações.
5 – Use o seu próprio compartilhamento de dados
Para quem trabalha com notebooks, antes de optar pela rede aberta, avalie se não é mais prudente usar a ferramenta de compartilhamento de dados do seu smartphone. Isso é válido principalmente para quem tem planos ilimitados de dados.
Hoje em dia, a maioria dos celulares permite o uso do aparelho como modem, para que você possa consumir os dados móveis para uma conexão mais segura.
Dessa forma, você define a senha e a quantidade de usuários que podem se conectar a rede.
Isso é extremamente válido para quem está manipulando dados sensíveis, como informações de um cartão do idoso para estacionamento, e não pode correr o risco de ter esses conteúdos expostos.
Além do mais, essa conexão é realizada diretamente com a operadora de internet e telefonia, o que elimina qualquer intermediário que possa usar de forma prejudicial a rede aberta.
6 – Tenha cuidado com as suas redes sociais
O acesso às redes sociais também precisa ser de forma cuidadosa no Wi-Fi aberto. Isso porque os seus dados podem ser potencialmente prejudicados pela deficiência de protocolos de segurança.
Você pode até imaginar que quando acessamos as redes sociais, somente temos acesso as mensagens do feed de notícias, um flyer digital ou mensagens, mas não é tão simples assim. Até porque os hackers estão cada vez mais empenhados em roubar informações.
Inclusive, recentemente há golpes em que os hackers se passam por amigos para solicitar transferências bancárias de urgência a contatos em redes sociais.
Sendo assim, tome cuidado ao usar suas redes sociais nas redes abertas.
7 – Use conexões com SSL
Quando você acessa um site ou endereço, normalmente a página tem como início “http”. No entanto, às vezes ele também está em “https”. Esse “S”, ao final, é um indicativo de segurança, com certificado SSL.
Por meio deste protocolo, é possível navegar em uma página mais segura e dificilmente, esse selo é alcançado por quem cria páginas falsas para atrair os usuários desavisados.
Além disso, é importante:
- Evitar links suspeitos;
- Não abrir e-mails desconhecidos;
- Não conversar com usuários desconhecidos;
- Evitar o acesso a bancos e outros aplicativos similares.
Com esses cuidados, é possível melhorar a segurança das suas informações durante o uso da internet em redes abertas.
8 – Desative o compartilhamento de dados
Para quem precisa acessar as redes abertas e quer escapar de problemas com hackers, é fundamental desativar o compartilhamento de dados.
Desse modo, vá até às configurações do seu celular ou notebook, acessando as configurações específicas do Wi-Fi.
Dessa forma, ele garante que o seu sistema operacional por si só ative os protocolos de segurança.
Isso dificulta o acesso de dados por hackers.
9 – Tenha um plano maior de internet
Também é primeiro ter um plano de internet melhor. Com isso, você terá mais conforto em usar seu plano de dados em locais públicos, o que irá gerar mais segurança para você, permitindo o uso de quaisquer aplicativos no seu smartphone.
Hoje em dia, existem vários planos de internet disponibilizados pelas empresas de telefonia.
Desse modo, você pode encontrar um pacote de dados adequado às suas necessidades e conforme a sua disponibilidade financeira.
Conclusão
As redes abertas permitiram o acesso a internet em locais públicos, tornando a navegação em sites e aplicativos muito mais fácil para diversos usuários.
Inclusive, elas são um atrativo para estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes.
No entanto, é importante ficar de olho na segurança das suas informações nas redes abertas, já que os hackers estão cada vez mais atentos aos usuários desinformados e que não mantêm os cuidados com informações sensíveis.
O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como lidar com a segurança das suas máquinas, para evitar o roubo de dados para ações ilegais.
Seguindo as recomendações acima, é possível ter maior segurança e proteção das suas informações, evitando golpes cibernéticos. Assim, você poderá usar as redes abertas com mais tranquilidade e conforto.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.