
O mercado de smartphones na América Latina sofreu uma retração de 4% no primeiro trimestre de 2025, interrompendo uma sequência de seis trimestres consecutivos de crescimento, segundo dados divulgados pela consultoria Canalys. No período, foram enviadas 33,7 milhões de unidades para a região. No entanto, o Brasil destoou da tendência e foi o único entre os cinco maiores mercados da região a registrar crescimento, com alta de 3% e 9,5 milhões de aparelhos comercializados.
- Participe dos nossos canais no Twitter, Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo!
- Anuncie conosco aqui ou apoie o tecflow clicando neste link
- Assine nossa newsletter neste link.
Esse desempenho positivo do Brasil tem explicações claras: o avanço de marcas chinesas como Xiaomi, Honor e realme, além da busca crescente dos consumidores por modelos mais acessíveis, especialmente na faixa entre US$ 100 e US$ 299 (cerca de R$ 530 a R$ 1.590, na cotação atual).
Samsung mantém liderança com foco nos modelos populares
A Samsung segue na liderança do mercado latino-americano, com 11,9 milhões de unidades vendidas no trimestre — um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado. O bom desempenho foi sustentado, principalmente, pela linha de entrada, com destaque para os modelos Galaxy A06 e A16, que juntos representaram quase metade do volume total da fabricante sul-coreana. A estratégia da Samsung de focar no público de entrada tem se mostrado eficaz frente ao avanço das marcas chinesas, que vêm apostando pesado em preços agressivos e especificações robustas.
Xiaomi consolida vice-liderança e Motorola recua
A Xiaomi garantiu a segunda posição entre as fabricantes que mais venderam na região, com um crescimento de 10% e 5,9 milhões de unidades comercializadas. O sucesso da marca se deve principalmente aos modelos Redmi 14C 4G e Note 14, que oferecem bom desempenho e preços acessíveis. Em contrapartida, a Motorola, que vinha ocupando a vice-liderança, caiu para o terceiro lugar ao registrar queda de 13% nas vendas, somando 5,2 milhões de unidades. A marca sofreu com a forte dependência dos modelos básicos G15 e G05, que perderam competitividade diante das ofertas das concorrentes chinesas.

Honor sobe, Transsion recua e realme avança no Brasil
A Honor subiu para a quarta colocação com crescimento modesto de 2% e 2,6 milhões de unidades vendidas. Já o conglomerado chinês Transsion — que inclui as marcas Tecno, Infinix e Itel — registrou uma queda expressiva de 38%, marcando seu primeiro recuo na região após uma sequência de trimestres positivos.
A realme, embora ainda não figure entre os cinco maiores players da América Latina como um todo, vem ganhando tração especialmente no Brasil, com investimentos em canais de distribuição, marketing local e parceria com varejistas online.

Xiaomi leva superelétrico SU7 Ultra ao Gran Turismo 7 —
A Xiaomi e o estúdio japonês Polyphony Digital, responsável pela icônica franquia Gran Turismo, firmaram uma colaboração estratégica que marca…
Brasil desafia a crise e vira o único país da
O mercado de smartphones na América Latina sofreu uma retração de 4% no primeiro trimestre de 2025, interrompendo uma sequência…
V8.Tech e SPTech anunciam parceria para programa de estágio com
A V8Tech, empresa de tecnologia com abrangente portfólio de soluções digitais e inovação, desenvolveu um método próprio de desenvolvimento profissional…
Loops Esports conquista o título do CHOKBR Fall 2025 e
A primeira edição do Campeonato Honor of Kings Brasil Fall 2025 (CHOKBR Fall 2025) chegou ao fim neste domingo (8)…
Se os blockchains precisam conversar, interoperabilidade é o caminho!
Por Marcus Vinicius Melo, CEO da Sigma Infinity Nos últimos anos, o mercado de blockchain evoluiu rapidamente, levando inovação digital a…
Você não vai acreditar: o novo Motorola Razr 60 Ultra
O Motorola Razr 60 Ultra, um dos smartphones mais avançados da marca, está com 10% de desconto em oferta no…
Brasil lidera mercado latino e contrasta com quedas em México e América Central
O Brasil se consolidou como o mercado mais resiliente da região, responsável por 28% do total de smartphones vendidos na América Latina. O bom desempenho é atribuído à presença crescente das marcas chinesas e à força do comércio eletrônico nacional. Já o México, que representa 22% do volume total de vendas na região, teve retração de 18%, registrando dois trimestres consecutivos de queda. A América Central, que havia subido ao posto de terceiro maior mercado latino em 2024, também recuou — 7% — após sete trimestres de crescimento contínuo.
Segmento intermediário concentra disputa acirrada entre marcas
Apesar do destaque para os modelos de entrada e os topos de linha — dominados pela Samsung com a série Galaxy S25 e pela Apple com o iPhone 16 —, o segmento intermediário continua sendo o campo de batalha principal para as fabricantes. Esse segmento representa cerca de 78% do volume total comercializado na América Latina, e é nele que as empresas tentam oferecer o melhor equilíbrio entre preço e desempenho para atender à base mais ampla de consumidores, especialmente diante das incertezas econômicas.
Projeções para 2025 são cautelosas, com risco de nova retração
A previsão da Canalys para o mercado latino-americano em 2025 é de ligeira retração de 1%, com o setor ainda pressionado por fatores como a volatilidade cambial, inflação elevada, possíveis barreiras comerciais entre Estados Unidos e China, e incertezas econômicas globais.
“Os fabricantes precisarão adotar estratégias mais ágeis, com inovação direcionada e foco na experiência do consumidor para navegar neste cenário mais desafiador”, analisa Miguel Pérez, analista sênior da Canalys.
O contexto desafia as marcas a se adaptarem rapidamente, apostando em diferenciação tecnológica, canais digitais, programas de fidelização e novos formatos de financiamento para manter o ritmo de vendas em um mercado cada vez mais competitivo.
Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.
Redação tecflow
Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.