Qual é a hora certa de formatar um computador?

Formatar um computador é uma tarefa que muitos consideram difícil e bastante trabalhosa. De fato, isso é uma meia verdade, porém, vamos entender um pouco mais como funciona o processo de formatação e qual é o momento certo de fazê-lo.

Formatar um computador é uma tarefa que muitos consideram difícil e bastante trabalhosa. De fato, isso é uma meia verdade, porém, vamos entender um pouco mais como funciona o processo de formatação e qual é o momento certo de fazê-lo.

Siga nosso stories no Instagram é receba em primeira mão notícias como essa!

Existirão momentos durante a vida útil de um computador onde formatá-lo será a única alternativa, afinal, estes aparelhos podem apresentar lentidão de processamento, travamentos e até mesmo ficando inoperantes, tendo que reiniciá-los para a utilização.

Tudo isso depende de inúmeros fatores, como a forma de utilização, manutenção e cuidados que o usuário possa ter com a máquina. Mas existe também a possibilidade de vírus e sequestro de dados, tornando a formatação a única alternativa.

Porém, não se preocupe: sua máquina pode ter salvação, adiando assim a compra de um computador novo. Veja alguns sintomas que, caso percebidos por você, podem te alertar sobre a necessidade de formatação:

  • Lentidão constante e acima do comum;
  • A famosa tela azul;
  • Troca de hardwares;
  • Problemas e travamentos no sistema operacional.

Caso perceba um ou mais dos sintomas acima descritos, esse artigo pode te ajudar a prosseguir e te orientar nas medidas que devem ser tomadas para ajudar o seu parceiro de trabalho ou de uso pessoal. Acompanhe!

Formatar ou restaurar: qual a diferença?

Independentemente do motivo pelo qual usa o computador, seja na instalação de sistemas de automação residencial ou apenas para trabalhos de faculdade, é importante saber a diferença entre ambos os conceitos, pois é necessário.

Embora os termos pareçam ter o mesmo significado, a restauração é mais utilizada para novos computadores que tem em média 2 anos de uso e que ainda estão funcionando. A ideia é fazer com que o dispositivo volte ao seu estado original.

Também é de extrema importância entender que, ao restaurar o seu computador, você não perde os arquivos armazenados nele, apenas o restaura para as configurações de fábrica. É uma tática menos agressiva ao sistema.

Já a formatação é um pouco mais complicada e implica em mais dificuldades durante todo o processo. Essa prática não deve ser sua segunda opção, e sim, a última, utilizada principalmente em computadores com mais tempo de estrada.

Computadores precisando de formatação podem apresentar problemas até na hora da instalação de internet, visto que pode ocorrer algum problema em aceitar as programações do modem.

Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!

A formatação é o ato de apagar todo o conteúdo existente dentro da máquina, tornando necessário a instalação do sistema operacional novamente, além de se perder qualquer vídeo, imagem, anotações, etc. É um processo radical.

Tais documentos não têm possibilidade de serem recuperados após a formatação, por isso, é fundamental realizar backups antes de iniciar o processo, seja ele através da nuvem ou de um HD externo.

Quando fazer a formatação do computador?

Todo o ciclo que se inicia tende a, um dia, chegar ao fim. Infelizmente, chega a hora que não tem mais o que ser feito e o computador precisará ser formatado, mesmo que tome muito cuidado em qualquer software ou aplicação que utilize.

Mesmo que leve sua máquina para uma assistência técnica desktop, o mesmo será dito quando não tem o que ser feito, porém, é possível que entenda o motivo do por que isso acontece.

Uma das razões da necessidade de formatação de seu computador são as constantes atualizações do seu sistema operacional. Quando os desenvolvedores lançam uma nova atualização e essa substitui a primeira, deixam alguns vestígios.

Tais evidências vão se acumulando e deixando o computador cada vez mais lento, e o mesmo acontece com os programas instalados nele, que a cada nova atualização, deixam mais destes rastros por todo o seu PC.

Siga o tecflow no Google News e veja artigos como este! 

Agora, imagine a quantidade de softwares na sua máquina, desde o pacote Office, aos jogos digitais, aos programas de edição de fotos e vídeos, antivírus, etc.

Então, até suas anotações de controle de bens patrimoniais no Evernote irão contribuir para que seu computador seja formatado.

Atualizações em drives de rede e placa de vídeo são mais um elemento que deixa o PC mais lento. Não cometa o erro de não atualizar mais os componentes e softwares de seu computador, isso será muito mais prejudicial do que benéfico.

Atualizações são criadas para ajustar os aplicativos, corrigir alguns bugs (pequenos erros de programação) e, em um contexto geral, melhorar a sua experiência com o programa, por isso, qualquer desenvolvedor não apoiará a não atualização deles.

Uma alternativa possível é restaurar o computador com uma certa periodicidade, sempre fazendo-o voltar ao estado de fábrica. Mas não se engane: isso apenas prorroga a formatação e não elimina a necessidade dela.

Cuidados no momento de formatar

Caso prefira, você consegue formatar o seu computador sozinho, porém, é um processo trabalhoso e demorado. No entanto, não é recomendável caso nunca tenha realizado essa atividade antes.

Alguns imprevistos podem ocorrer, e como você não tem experiência em formatação de computadores, pode acabar não tendo o resultado desejado e se prejudicando. Nesse caso, tire a tomada do computador da régua para rack e leve a uma assistência técnica.

Se lhe for permitido, peça para acompanhar o trabalho ou se informe com orientações e dicas de alguma parte do processo que não entenda. Pode ser que te deem uma desculpa para não informar, mas não custa nada tentar aprender.

O primeiro cuidado que é necessário ao formatar o PC é listar todos os softwares e aplicativos que precisará ou mais utiliza. Dessa forma, terá mais facilidade em correr atrás e reinstalar todos eles assim que for possível.

Lembre-se também que alguns programas são pagos e possuem uma licença, sabendo disso, anote as chaves em algum lugar para não ter dores de cabeça e complicações na hora da instalação, como o Office, AutoCad e Photoshop.

Realize backups para guardar todas as informações que você não deseja que sejam perdidas. Podem ser de tudo, desde documentos importantes até aquela vídeo aula de como criar um cabo flexível de 8mm.

Já foi dito anteriormente, mas sempre é bom lembrar para que guardemos na memória: utilize de HDs externos e da nuvem, como o próprio Google Drive, OneDrive, etc.

Apenas tome cuidado uma vez que muitos desses aplicativos online possuem um limite de quanto se pode enviar para a nuvem, pelo menos quando utilizado sem contribuir com o serviço.

O Google Drive, por exemplo, oferece 15GB de espaço caso não pague pelo serviço, porém, tanto ele quanto os outros serviços de armazenamento chegam a até 1TB caso realize um plano anual, seja pessoal ou corporativo.

Considerações finais

Seja você alguém que trabalha sozinho e em casa ou ofereça serviços de sala de reunião para alugar, o seu computador é certamente um importante aliado e deve sempre estar adequado para utilização para que o seu tempo seja otimizado.

O lado bom de formatar o computador é a evidente melhora na sua velocidade de processamento e inicialização dos programas e do próprio sistema operacional, além de que, qualquer vírus instalado na máquina será eliminado.

É possível adiar ao máximo, mas uma hora ou outra, a formatação terá de ser feita para prorrogar a vida útil de seu equipamento, seja ele antigo ou o mais moderno.

É possível tomar alguns cuidados como realizar limpezas gerais no seu sistema, inclusive tirar um dia da semana para fazer um check-up do antivírus e confirmar que tudo está dentro do que você precisa.

Caso a formatação seja feita por meio de assistências técnicas ou terceiros, tome o cuidado de explicar tudo o que deve ser reinstalado ao final do serviço, evitando possíveis problemas futuros com o seu PC.

É comum que não atualizem os drives de vídeo e de rede, por exemplo, fazendo com que você talvez não consiga inicializar algum programa e não saiba o porquê, causando uma experiência frustrante já que a formatação acabou de ser feita.

Por fim, mas não menos importante, estude como realizar você mesmo a formatação. Existem diversos vídeos e informações na internet que ensinam o passo a passo de como realizar o feito.

Já pensou se, na próxima vez que precisar formatar o computador, você mesmo já faz e sem precisar de ajuda? Quem sabe se torne até uma espécie de serviço e você comece a formatar o computador de outras pessoas!

Com o dinheiro que sobrar, você ainda pode investir em novos periféricos ou peças importantes que causem uma evolução ao desempenho do seu computador.  

Esperamos que essas informações te ajudem a compreender melhor o universo de manutenção de computadores. Então,comece já a programar a sua próxima manutenção ou formatação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário e faça como os mais de 2.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Marciel

Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!