Novas e curiosas possibilidades de extensões de domínio têm se destacado no mercado de endereços web. Na multinacional de hospedagem de sites e serviços para presença online HostGator, os domínios .fun, por exemplo, registraram aumento de quase onze mil por cento neste ano em comparação com 2020. E isso é apenas o dado parcial de 2021, ou seja, calculado até junho. As opções chamam a atenção por serem variadas e se relacionarem com a área de atuação das detentoras do site, como terminações .tech, que podem indicar um negócio no ramo da tecnologia.
As extensões, também conhecidas como TLDs, do inglês Top-Level Domain, ou domínio de primeiro nível, acompanham o nome do site para compor o endereço na internet. Assim como o nome, as TDLs podem ser escolhidas no momento do registro de domínio.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo em áudio!
Mais de 1.200 novas TLDs genéricas (conhecidas como gTLDs) foram criadas desde 2012, em iniciativa da ICANN, entidade responsável pelo Sistema de Nomes de Domínio no âmbito global. A categoria representou 6.3% do total de registros de TLDs até o primeiro trimestre de 2021, de acordo com o levantamento da Verisign, sendo as principais: .xyz (13.3%), .online (7.8%) e .top (5.3%), seguidas de .site, .club, .vip, .icu, .shop, .app e .work.
De acordo com Ricardo Melo, gerente de marketing da HostGator, as novas extensões de domínio têm se popularizado porque está mais difícil para as organizações conseguirem um endereço original com os tradicionais .com e .com.br. “Percebemos a tendência no mercado quando as vendas de extensões de domínio mais novas e ‘incomuns’ começaram a crescer, enquanto as habituais passaram a diminuir. Isso se dá porque não há mais tantas opções disponíveis, e as marcas aproveitam a situação para inovar de alguma forma”, ilustra Melo.
A procura de extensões diferentes também parece acompanhar tendências do mercado. Um exemplo é o .live, que cresceu mais de 200% de 2019 para 2020 com o boom das lives no início da pandemia.
Para Melo, uma marca pode se destacar pela criatividade no endereço do site. “É possível usar TLDs relacionadas ao seu negócio, que já indicam ao usuário quais os serviços, produtos ou objetivos de sua empresa”, completa. Segundo o operador de registros de domínio Radix, a extensão .fun, lançada em 2017 para os setores de entretenimento e lazer, contribui para criar uma imagem de marca jovem, vibrante e flexível.
Os números da .fun e .live não são os únicos que chamam a atenção. A extensão .space, voltada para espaços criativos, teve um aumento de mais de 1330% nas vendas da HostGator de 2020 para 2021. De acordo com a Radix, a TLD está em cerca de 314 mil nomes de domínios e quase 90 mil sites ativos em 220 países.
Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.