Como investir com segurança em criptomoedas?

O mundo em que vivemos está constantemente passando por mudanças, e o avanço da tecnologia tem sido a maior delas, as criptomoedas são um grande exemplo disso.

Elas têm chamado muita atenção do mercado financeiro e vem surpreendendo a todos por superar os diversos desafios que exigem para a sua consolidação no mercado.

Dito isso, um investidor deve conhecer do que se trata esse assunto tão falado ultimamente, deve saber o que elas são, para que elas servem e como investir nelas com segurança.

Para ajudar nisso, o artigo a seguir deixará claro todas as informações sobre essas moedas digitais para que um investidor conheça mais desse universo.

Entenda o que é criptomoeda

Criptomoedas são um sistema criado para fazer pagamentos digitalmente que não precisam depender de bancos para a confirmação de transações.

Esse sistema que ajuda qualquer pessoa ou dono de um negócio de ensaio 15 anos a receber pagamentos de qualquer lugar do mundo de forma fácil.

Diferente do mundo real, que usa dinheiro físico, os pagamentos com as moedas virtuais são feitos apenas digitalmente em bancos de dados online para transações específicas.

Quando fundos de criptomoedas são transferidos, isso é anotado em um livro público de contabilidade, e essa criptomoeda é armazenada em carteiras digitais.

E esse nome de criptomoeda se dá pelo fato de ser usada a criptografia para fazer a verificação das transações.

Sendo assim, uma codificação altamente avançada está envolvida na armazenagem e na transmissão de dados de criptomoeda em carteiras e livros de contabilidade.

Por isso, o objetivo da criptografia é oferecer segurança e proteção para quem opta por fazer esses tipos de transações no seu negócio de instalação de câmeras de segurança.

A primeira criptomoeda, o bitcoin foi criada em meados de 2009, e continua sendo até hoje a mais conhecida entre a maioria das pessoas.

Entenda como a criptomoeda funciona

O livro público pelo qual as criptomoedas são executadas tem o nome de blockchain, ele é um registro de todas as transações feitas pelos donos dessas moedas.

As unidades de moedas virtuais são feitas por meio de um processo chamado de mineração, esse processo envolve o uso de uma grande potência da computação para a resolução de problemas que geram moedas.

Também é possível comprar moedas com as corretoras e deixá-las guardadas se preferir, ou resgatá-las para gastar usando as carteiras criptografadas.

Alguém que possui criptomoedas não tem nenhuma prova física disso, apenas uma chave codificada assim como uma chave codificada moto que o permite mover um registro de medida de uma pessoa para outra.

Mesmo que o bitcoin exista a mais de 10 anos, as criptomoedas ainda estão no começo de seu desenvolvimento em termos financeiros e irão evoluir muito mais no futuro.

Transações importantes como as de títulos, ações e euros ativos podem eventualmente acabar sendo negociadas com o uso dessa nova tecnologia inovadora.

Exemplos de criptomoedas

Atualmente existem milhares de tipos de criptomoedas no mundo inteiro, e elas podem ser usadas para comprar tudo o que se imagina, desde viagens para outros países até fisioterapia para animais.

A seguir, veremos quais são as mais famosas e conheceremos um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • Litecoin;
  • Ripple.

O Bitcoin, que foi a primeira criptomoeda a ser criada em 2009 e continua sendo a mais usada atualmente, foi desenvolvida por quem chama de Satoshi Nakamoto.

Mas, acreditam que esse nome é apenas um pseudônimo para um grupo de pessoas ou uma pessoa específica que não deseja que a sua identidade verdadeira seja revelada.

A Ethereum foi criada em 2015, ela é uma plataforma de blockchain que tem a sua própria criptomoeda, e é a segunda mais usada no mundo.

A Litecoin se assemelha muito ao bitcoin, e tem evoluído muito no desenvolvimento de inovações como pagamentos e processos muito mais rápidos que ajudam na realização de mais transações.

A Ripple é como um sistema de livros que foi fundado em 2012, e ela pode ser usada para rastrear diferentes tipos de transações além das criptomoedas.

A empresa responsável por criar essa moeda trabalhou junto de vários bancos e financeiras, mais ou menos como fazem as empresas quando se trata do AVCB condomínio residencial.

Como investir em criptomoedas?

Para alguém que opera muitos ativos e já tem costume de fazer análises gráficas e técnicas para comprar e vender em um curto período obtendo muitos lucros, os cripto ativos são como ameaças e também oportunidades.

Por isso, o indicado é sempre optar por alguém de confiança para cuidar dos seus ativos, alguém que mostre boas ferramentas de entradas e saídas dos mais variados cripto ativos. 

Vale também ressaltar que ao escolher qualquer tipo de ativo para se investir, é necessário levar em conta o perfil do investidor.

Ele deve ser algo bem claro para qualquer um que deseja investir em criptomoedas ou qualquer outro tipo de investimento.

Seja para alguém que está começando agora nesse meio ou para o dono de um negócio de conserto Macbook pro que está a muito tempo investindo.

Por isso, antes de começar a investir em qualquer ativo, garanta que está bem informado sobre o mesmo e se é apropriado para o seu tipo de perfil.

A seguir algumas dicas de como você pode investir em criptomoedas com segurança e sem medo de estar fazendo a coisa errada.

Seja com o objetivo de aumentar seu capital para adquirir aquele amortecedor automotivo que tanto deseja há algum tempo ou apenas para aumentar a renda.

1. Faça uso de uma carteira digital 

O ponto principal para se manter seguro é garantir ter as suas chaves próprias para fazer o gerenciamento dos seus ativos sem precisar de um terceiro.

Essa autonomia para fazer a realização de transações rápidas, seguras e sem ninguém mediando, ajuda a diminuir custos e é a base da economia digital do futuro.

2. Não invista mais do que você pode perder

Ter suas criptomoedas em uma carteira digital é uma ótima maneira de variar os investimentos e continuar fazendo parte deste mundo tecnológico e inovador.

Mas, é necessário entender o quando o mercado é volátil e que não existe nada certo que indique o que se deve esperar dele no futuro.

Tendo em mente que é possível tanto ter prejuízos quanto lucros altíssimos, o recomendado é investir sempre aos poucos, sem exceder mais de 10% do patrimônio adquirido.

3- Comece pelos ativos digitais de maior captação

Ao contrário de muitas empresas, em que o valor da moeda é refletido em cada ação que o negócio representa e considerado pelo mercado financeiro.

O reflexo de um cripto ativo é o valor da sua blockchain e o preço é definido pelos próprios participantes dele.

Por isso, o que mais se recomenda nesses casos é que o investidor opte sempre pelas moedas que têm maiores capitalizações no mercado. Pois, essas são as mais seguras e as que são melhores cotadas em todos os casos.

4- Identifique o momento certo para comprar e vender

Garanta que você está preparado para identificar os momentos certos para comprar e vender criptomoedas, crie metas de retorno e saia assim que conseguir atingi-las.

Quando se fala de cripto ativos é de extrema importância saber que aquela velha política de comprar na baixa e vender na alta também é válida.

Mas, mesmo assim, por não ter segurança, é normal ver investidores sem experiência fazerem tudo isso ao contrário do que se deve.

Isso faz com que eles acabem se frustrando, porque ganham confiança para fazer investimentos em momentos de alta e pagam valores elevados para algo que cairá em pouco tempo.

Portanto, quando o mercado sofre essa queda que abaixa esses valores, eles se assustam tanto que decidem sair de suas posições mesmo com os prejuízos que podem ter.

Mas, para começo de tudo, o investidor deve planejar uma boa estratégia e saber avaliar todo o potencial de ganho que ele pode ter a longo prazo.

Além de ser necessário manter a calma durante as fortes oscilações que o mercado pode ter.

Considerações finais

Sendo assim, os maiores investidores da atualidade têm apostado no potencial das criptomoedas virtuais, por isso, esse tipo de ativos cresceram tanto nos últimos tempos e tem tendência de crescer mais ainda nos próximos anos.

A cada ano que se passa, além delas se tornarem mais conhecidas, vão surgindo mais e mais criptomoedas e as já existentes vão sendo atualizadas.

Por isso, um investidor que também é dono de uma fábrica de guarda chuva personalizado infantil deve sempre ter em mente que conforme o tempo passa, mais essas moedas digitais estão presentes no dia a dia das pessoas do mundo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Matheus

Matheus Carvalho faz parte da equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!