CEO da Progic aborda como proteger as telas de sinalização digital de uma possível violação de segurança

telas de sinalização Progic

Com tantos ataques a telas diversas, seja em locais públicos ou privados, a pergunta que fica é: como garantir a segurança da informação em TVs desses locais? Como foi visto recentemente em diversos episódios, os ataques de hackers às TVs de shoppings, aeroportos e outros estabelecimentos, se torna cada vez mais frequente. Nessas situações, normalmente, uma espécie de cracker consegue controlar o que é exibido no totem e passa a veicular outros conteúdos, até mesmo pornográficos.

Para o CEO da Progic, empresa de tecnologia para sinalização digital com mais de 5 mil telas em operação no Brasil, Igor Vazzoler, esses episódios acabam ganhando notoriedade, mas não são os únicos. A quebra na segurança da informação de painéis públicos ocorre devido ao uso de tecnologias inapropriadas ou falhas na configuração e gestão dessas TVs, mas pode ser evitada.

“Qualquer problema que afete a disponibilidade, a integridade e a confidencialidade dos conteúdos veiculados também são considerados como falhas de segurança da informação”, destaca.

Isso quer dizer que a exibição de mensagens de antivírus ou outros avisos na área do vídeo, falha ao voltar a exibir os conteúdos, automaticamente em caso de queda de energia, ou travamento do conteúdo em caso de queda da internet no dispositivo podem causar insegurança.

Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic.

Segundo a experiência de Igor, que atua há mais de 15 anos nesse mercado, os casos mais comuns de falhas em telas envolvem o uso de computadores convencionais para a exibição dos conteúdos, dispositivos que não foram desenvolvidos considerando as necessidades especiais de gestão que os projetos de sinalização digitais possuem. Além disso, esse tipo de máquina possui conectores de entradas físicas, como mouse e teclado, e acabam representando um grande risco para a segurança da informação do sistema. Da mesma forma que qualquer indivíduo pode conectar um mouse ou um teclado e acessar o sistema, também é possível inserir um pendrive na entrada USB do dispositivo e em consequência, um vírus no sistema operacional.

A utilização de software de acesso remoto, como o TeamViewer ou o LogMeIn, também pode facilitar essas falhas. Os programas possuem mecanismos para driblar essas violações, como criptografia ponta-a-ponta e gestão de usuários, mas o operador deve ser capaz de configurar corretamente o programa e constantemente se atentar aos processos de segurança para evitar falhas, como expor os dados de acesso ao sistema no próprio display público, por exemplo.

Para reduzir problemas em projetos de sinalização digital, Igor Vazzoler cita alguns pontos essenciais que os gestores devem levar em conta.

“O primeiro é o uso de equipamentos profissionais, que foram feitos para funcionar de forma autônoma, com memória de sistema operacional read-only, ou seja, imutáveis, e que não possuem portas de entrada de controle, como USB para mouse e teclado. Além disso, deve-se utilizar uma rede exclusiva de internet para a conexão com as TVs. Isso dificulta muito a invasão dos dispositivos por partes dos crackers”.

E como aspecto mais importante quando o assunto é segurança da informação, é necessário ainda ter uma atenção redobrada à governança de TI. “Independente de todas as questões tecnológicas citadas, a principal vulnerabilidade dos sistemas sempre foi e continuará sendo o usuário. É preciso se atentar à gestão de credenciais, uso de metodologias de autenticação seguras, como duplo fator de autenticação, autenticação federada, senhas fortes, troca constante de senhas, entre outros”, completa o CEO.

Faça como os mais de 4.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!

Redação tecflow

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!