A Kaspersky anunciou o lançamento de sua plataforma de treinamento de conscientização em segurança totalmente em português em maio de 2021. Agora, estreia o curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Criado em três níveis, o conteúdo explica de forma simples o objetivo da regulamentação, como se aplica às empresas e as funções de cada funcionário para manter a conformidade e evitar violações.
Desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018 – LGPD) está em vigor, mas no último dia 1º de agosto a fase informativa se encerrou e agora todas as empresas precisam estar em conformidade com as práticas de proteção de dados previstas na regulamentação. Para ajudar as organizações a disseminar conhecimento e práticas necessárias para a conformidade com a LGPD, a Kaspersky acaba de liberar um módulo especifico sobre a regulamentação em sua plataforma Kaspersky Automated Security Awareness Platform (ASAP) – um sistema de aprendizado online que permite automatizar o treinamento dos funcionários e traz lições, desde básicas até avançadas, para o trabalho no ambiente digital.
- Siga o tecflow no Google News!
- Participe do nosso grupo no Telegram ou Whatsapp!
- Confira nossos stories no Instagram e veja notícias como essa!
- Siga o tecflow no Google Podcast e Spotify Podcast para ouvir nosso conteúdo em áudio!
O treinamento sobre a LGPD está dividido em três níveis: iniciante, básico e intermediário. No primeiro são apresentados exemplos reais em que os internautas compartilham seus dados com diversas instituições, como efetuar um pagamento bancário ou dar entrada em um hotel com seus documentos. Com estes exemplos, são explicados os riscos do compartilhamento de dados pessoais.
No nível básico, as responsabilidades de cada membro da empresa dentro da Lei Geral de Proteção de Dados são o foco. Todos que acessam dados de clientes para efetuar seu trabalho são classificados como “controladores” e têm responsabilidade sobre essas informações. Nesta etapa, são detalhadas as funções (distribuição de responsabilidade) e o que cada um deve fazer para reduzir os riscos de violações.
Por fim, o nível intermediário aborda a aplicação da lei para empresas estrangeiras, mas que detém dados de brasileiros, seja na contratação de serviços de um prestador nacional ou de trabalhadores brasileiros. O objetivo é esclarecer dúvidas, ampliar o conhecimento das leis locais de proteção de dados e mitigar futuras punições.
Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
Cada nível tem conteúdo de cerca de 10 minutos. As lições serão reforçadas por meio de repetição, para ajudar na retenção da informação. Por estar dividido em níveis, é possível personalizar o aprendizado para cada funcionário e exigir graus maiores apenas dos profissionais mais técnicos.
Faça como os mais de 3.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão!
“O treinamento de cibersegurança tem o papel de prevenir incidentes e problemas. Portanto, faz todo o sentido trazer este curso sobre LGPD para reforçar as boas práticas de proteção de dados. As lições ainda podem ter um papel de mitigar possíveis punições, pois a lei prevê reduções de pena caso haja um vazamento de dados sensíveis das empresas que tomaram o cuidado para evitá-los“, explica Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil.
Marciel
Formado em jornalismo, o editor atua há mais de 10 anos cobrindo notícias referente ao mercado B2B. Porém, apesar de toda a Transformação Digital, ainda prefere ouvir música em disco de vinil.