Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda, em colaboração com Anatel, Cambium e Telium, leva Wi-Fi 6E para capital paulista

A Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda. (“Qualcomm Brazil”), em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas Cambium Networks, Ltd. e Telium tornarão a experiência da conexão Wi-Fi 6E disponível para a população paulistana, na região da rua Rua Gabrielle D’ Annunzio, no bairro do Campo Belo. A iniciativa é a primeira de Wi-Fi 6E na banda de 6GHz em área outdoor da América Latina. A conexão poderá ser acessada por dois meses, começando no dia 03 de dezembro, em uma cooperação com a Prefeitura do Município de São Paulo e a Associação Campo Belo Gastronomia, beneficiando os clientes dos estabelecimentos da região.

O Wi-Fi 6E é considerado a evolução da conexão wireless, proporcionando maior velocidade e menor latência aos usuários. Ele possui suporte a frequências da banda de 6 GHz, além das bandas de 2,4 GHz e 5 GHz já existentes nos aparelhos convencionais. A tecnologia é vista como um complemento à revolução de conectividade trazida pelo 5G, uma vez que suas taxas de transmissão e latência são compatíveis ao 5G. Os clientes dos restaurantes, motoristas de táxi e outras pessoas que circularem pela região poderão experimentar a novidade se conectando gratuitamente à rede “Wi-Fi6E SP Outdoor”.

Aqueles que possuem smartphones com suporte à Wi-Fi 6E poderão usufruir da tecnologia na nova banda, com taxas de Gbps. No entanto, os demais usuários com gerações de Wi-Fi anteriores também poderão utilizar a internet nas frequências anteriores.

A iniciativa será uma oportunidade para usar a tecnologia Qualcomm® Wi-Fi 6E presente nos equipamentos Cambium e o serviço Qualcomm® Automated Frequency Coordination (AFC). Desenvolvida pela empresa para o gerenciamento de espectro, ela será utilizada neste projeto para ajudar a validar que não ocorra interferência com sistemas fixos ponto a ponto existentes naquela região, numa demonstração da possibilidade de compartilhamento dessa banda. Também contribuindo com o projeto, a Telium participa fornecendo a conexão de banda larga para a Internet, enquanto a Cambium oferece os pontos de acesso Wi-Fi 6E e um enlace ponto-a-ponto também operando na faixa de 6GHz, instalados pela empresa Tecexpert. Para possibilitar a iniciativa, a Anatel aprovou uma licença de Uso Temporário de Espectro (UTE) por 60 dias.

“Estamos trazendo para a população a oportunidade de experimentar uma tecnologia que representa uma revolução de conectividade. E, mais uma vez, nós seremos pioneiros, trazendo a primeira instalação de Wi-Fi 6E na banda de 6GHz em área outdoor da América Latina. Isso tudo é possibilitado pelos avanços regulatórios para a liberação da faixa de 6GHz, em 2020, e ainda melhor assim que estender o uso para aplicações outdoor como está aqui hoje sendo realizada,algo muito importante e que acompanha o desenvolvimento tecnológico, e fazendo uso da plataforma AFC da Qualcomm,”, afirma Francisco Soares, VP, Government Affairs, Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda.

“O Brasil tem experimentado um salto na área de conectividade e a Anatel vem trabalhando para que essas possibilidades sejam exploradas, facilitando o desenvolvimento de negócios e soluções tecnológicas. Projetos como esse possibilitam que os cidadãos entrem em contato com as inovações e que a sociedade comece a experimentar, adotar e assimilar essa nova fase da conectividade no Brasil”, afirma Moisés Queiroz Moreira, conselheiro da Anatel.

“São Paulo está sempre na vanguarda da tecnologia. O Campo Belo é um bairro que abriga vários bares e restaurantes com público interessado nas novidades tecnológicas. Embarcamos nesse projeto para trazer ao consumidor essa experiência inovadora em conectividade”, afirma Manuel Coelho, presidente da Associação Campo Belo Gastronomia.

Faça como os mais de 10.000 leitores do tecflow, clique no sino azul e tenha nossas notícias em primeira mão! Confira as melhores ofertas de celulares na loja parceira do tecflow.

Leandro Lima

Graduado em tecnologia em design gráfico, sou apaixonado pela fotografia e inovações tecnológicas. Atualmente escrevo para o Tecflow.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Mais acessados

Dicas e Tutoriais

SmartPhones & Tablets

Mercado & Tecnologia

Consoles e Games

Ciência & Espaço

Eventos

Quem Somos

Tecflow é um website focado em notícias sobre tecnologia com resenhas, artigos, tutoriais, podcasts, vídeos sobre tech, eletrônicos de consumo e mercado B2B.

Siga Tecflow em:

Parceiro Autthentic

error: Content is protected !!